O que este conteúdo fez por você?
- O dado de inflação mostrou alta de 0,28% para o mês de agosto, com aceleração na comparação com o mês anterior, quando teve queda de 0,07% para julho
- No exterior, o destaque vai para os discursos de Jerome Powell e Christine Lagarde em Jackson Hole
- O governo Federal deve publicar a Medida Provisória que estabelecerá a taxação de fundos exclusivos e enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei para a tributação de offshores
Após queda na quinta-feira (24), os mercados buscam alguma recuperação na última sessão desta semana, esperançosos de que o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), traga alguma sinalização alentadora sobre os rumos dos juros americanos em meio aos contínuos dados fortes no mercado de trabalho.
Leia também
As principais bolsas da Europa e dos índices futuros de Nova York operam com pouca força nesta manhã de sexta-feira (25), com movimento novamente técnico. O índice DXY, que mede as variações do dólar frente à moedas fortes, renovou máximas.
Entre as commodities, os preços futuros do minério de ferro tiveram nova alta na madrugada em Dalian, com alta de 0,55%, aos US$ 113,47 por tonelada, registrando o maior ganho semanal desde junho, antes da temporada de pico da atividade de construção na China no próximo mês, enquanto os contratos futuros do petróleo têm a segunda alta seguida.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O principal destaque do dia de hoje será a leitura do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15). Além disso, o governo Federal deve publicar a Medida Provisória que estabelecerá a taxação de fundos exclusivos e enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei para a tributação de offshores, reduzindo algumas preocupações relacionadas ao crescimento dos gastos públicos. O PL das offshores deve seguir o texto que já estava sob análise do Congresso Nacional.
Agenda econômica
Brasil: Entre os indicadores, destaque vai para o IPCA-15 de agosto (9h) e a nota do setor externo de julho (8h30). O dado de inflação mostrou alta de 0,28% para o mês de agosto, com aceleração na comparação com o mês anterior, quando teve queda de 0,07% para julho. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz declaração à imprensa em Luanda, em Angola (8h45)
EUA: O dia contará com o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Simpósio Econômico de Jackson Hole, organizado pela distrital de Kansas City (11h05). A presidente do chefe do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, fala no mesmo evento (16h). Entre os indicadores, destaque para a pesquisa da Universidade de Michigan sobre a confiança e as expectativas de inflação do consumidor (11h).
Europa: O índice Ifo de sentimento das empresas da Alemanha caiu de 87,4 em julho (dado revisado, de 87,3 antes informado) a 85,7 em agosto, enquanto se projetava uma queda menor, a 86,7. Ainda na Alemanha, após ter entrado em recessão técnica no primeiro trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estável (0,0%) no segundo trimestre, na comparação trimestral, segundo dados finais divulgados pela Destatis, a agência de estatísticas do país.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade