Mercado

Abertura de Mercado: melhora no exterior deve beneficiar o Ibovespa

Abertura de Mercado: melhora no exterior deve beneficiar o Ibovespa
Foto: Envato

Assim como nas últimas semanas, informações relacionadas aos movimentos do Bancos Centrais serão os destaques e os direcionadores para os negócios nos próximos dias. Até a próxima quarta-feira, os líderes das mais importantes autoridades monetárias mundiais, entre eles Jerome Powell e Christine Lagarde, do FED e do BCE, respectivamente, estarão reunidos em Sintra (Portugal), para um evento anual organizado pelo Banco Central Europeu que tratará os desafios à frente.

Neste sentido, enquanto aguardam possíveis sinalizações, os mercados operam com um tom mais positivo nesta segunda-feira, com a maioria das bolsas da Europa em alta e os futuros de Nova York apontando para uma abertura na mesma direção. Em outros mercados, o índice DXY, que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, opera em baixa, enquanto os contratos
do petróleo avançam, refletindo o ambiente mais propensos para a tomada de risco entre os investidores.

Também fica no radar o possível primeiro calote internacional da Rússia em mais de 100 anos, depois que a carência para o pagamento de cerca de US$ 100 milhões em pagamentos de títulos terminou ontem à noite (26).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, a melhora no ambiente internacional deve ajudar o Ibovespa a retomar o fôlego, ainda que as preocupações com o front fiscal sejam as maiores interrogações para os investidores no curto prazo.

Agenda econômica 27/06

Brasil: O IGP-M de junho, a ser divulgado amanhã, e o Relatório Trimestral de Inflação, na quinta-feira, são os destaques da agenda. Além disso, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, marcou para amanhã uma audiência de conciliação entre os Estados e a União no processo que trata da incidência do ICMS sobre os combustíveis. Finalmente, em reunião extraordinária hoje, o Conselho de Administração da Petrobras vai discutir a indicação do atual secretário do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade, para a presidência da companhia.

EUA: Saem hoje os dados sobre novos pedidos de bens duráveis e a vendas pendentes de moradias, ambos referentes ao mês de maio, assim como será divulgado o índice de atividade das empresas do Fed de Dallas do mês de junho. Nos próximos dias, destaque para a divulgação do PIB na quarta-feira, e os dados da renda do consumidor, os gastos com consumo (PCE) e as reivindicações iniciais de seguro-desemprego, todos na quinta-feira. Ao longo da semana diversos dirigentes do Fed farão pronunciamentos ao mercado.

Europa: Saíram hoje as vendas no varejo e os preços de bens importados no mês de maio na Alemanha. Amanhã será conhecido o índice GFK de confiança do consumidor, na quarta-feira a inflação ao consumidor da Alemanha e, na quinta-feira, saem o PIB do Reino Unido e a taxa de desemprego da zona do euro.

Publicidade