Mercado

Abertura de Mercado: cautela externa segue pressionando o Ibovespa

Abertura de Mercado: cautela externa segue pressionando o Ibovespa
Foto: Envato

Estendendo as perdas de ontem, os principais mercados internacionais refletem a maior cautela dos
investidores. Em compasso de espera por importantes dados econômicos e pelas falas dos presidentes dos Bancos Centrais dos Estados Unidos, Inglaterra e da Zona do Euro (BCE), as bolsas da Europa já abriram no campo negativo hoje, assim como a trajetória parece ser a mesma para os mercados norte-americanos, como indicam os índices futuros de Nova York.

Em outros mercados, após três sessões consecutivas em alta, os contratos futuros do petróleo operam em baixa, enquanto o índice DXY, que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes, opera estável. Aqui no Brasil, essa cautela externa ainda deve prevalecer, sugerindo menor apetite por ativos locais. Lembrando que foi adiada para hoje a apresentação do parecer da
PEC dos Combustíveis, que deve incluir a ampliação de benefícios sociais, o que vem trazendo maior volatilidade para o mercado de juros futuros nos últimos dias.

Agenda econômica 29/06

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Brasil: Na frente fiscal, além da provável apresentação do parecer da PEC dos Combustíveis, os investidores devem acompanhar o resultado primário do Governo Central referente ao mês de maio (14h30), com um possível déficit primário de R$ 30,638 bilhões, segundo as projeções. Além disso, o Governo Federal lançará o Plano Safra 2022/23 (16h30). Logo cedo (8h), foi conhecido o IGP-M para junho, que acelerou em relação a maio (0,52%), ao subir 0,59% – embora as expectativas apontassem para uma alta de 0,70% do indicador.

EUA: Destaque para a última leitura do PIB do primeiro trimestre (9h30). O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participa do fórum do Banco Central Europeu (10h) e James Bullard, presidente do Fed de St. Louis, abre evento sobre recuperação inclusiva do Fed Communities (14h05).

Europa: Christine Lagarde participa do fórum do Banco Central Europeu (10h), assim como Andrew Bailey, à frente do Bank of England (BoE), também se pronuncia hoje. Há ainda a prévia da inflação ao consumidor da Alemanha (9h).