Na China, as bolsas fecharam em baixa após indicadores industriais e de serviços
caírem abaixo da marca de 50 pontos, indicando contração das atividades pela primeira vez desde abril de 2020. Os futuros de NY têm alta discreta, após o índice S&P 500 e Nasdaq terem ontem mais uma vez renovado suas máximas históricas de
fechamento.
As bolsas da Europa têm sinais mistos, após forte queda nas vendas no varejo na Zona do Euro e desaceleração dos indicadores de manufatura e serviços da região. No mercado de commodities, o petróleo passou a subir nesta manhã, com danos menores que o esperado com a passagem do furacão no golfo do México.
No Brasil, os investidores continuarão atentos ao impacto da crise hídrica na inflação e na economia, ao cenário institucional e diante de tantas indefinições no campo fiscal, relacionadas à questão dos precatórios, a fonte de financiamento do programa social e à reforma do IR. Para hoje, o mercado deve monitorar a participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em evento.
Agenda econômica 03/09
Brasil: O presidente do BC faz palestra hoje às 9hrs. O PMI composto e de serviços sai às 10hrs.
EUA: O relatório de emprego (Payroll) de agosto está programado para às 9h30. Para este indicador, o mercado espera uma criação de 750 mil vagas de empregos. Também serão divulgados PMIs composto e de serviços às 10h45.
Europa: A presidente do BCE, Christine Lagarde, abre congresso sobre conservação global, às
12hrs.