Mercado

Abertura de Mercado: Ibov pode ensaiar abertura com viés positivo

Abertura de Mercado: Ibov pode ensaiar abertura com viés positivo
Investidor olha para ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Foto: Werther Santana/Estadão)

A esperança renovada pela retomada econômica global, em meio ao processo de avanço da imunização da população, sustenta o viés positivo nas praças da Europa e nos futuros de Nova York, com exceção apenas do índice Nasdaq. Ajuda ainda na melhora do humor, o resultado do índice de sentimento econômico da zona do euro, que subiu bem acima do previsto na leitura de março.

Nos EUA, apesar do viés positivo nas bolsas, os juros dos Treasuries também sobem, com os investidores de olho em uma eventual pressão inflacionária, após sinalização de um novo pacote de estímulo no país, dessa vez para projetos de infraestrutura.

Segundo notícias, o presidente, Joe Biden, espera aprovar entre junho e setembro um pacote de investimentos em infraestrutura que pode custar mais de US$ 3 trilhões. O presidente deve anunciar partes do programa nesta quarta-feira, 31. Entre as commodities, o petróleo recua 1,5% nesta manhã, após o desbloqueio do Canal de Suez.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o cenário político segue em destaque, após uma série de trocas nos ministérios, enquanto a agenda do dia ganha relevância com a leitura do IGP-M e os dados do Caged, sobre criação de empregos. Para a bolsa, o Ibovespa pode ensaiar uma abertura com viés positivo, alinhado aos pares externos.

Agenda econômica 30/03

BRASIL: A agenda começa cedo com a divulgação do IGP-M, que subiu 2,94% na leitura mensal de março, acelerando após alta de 2,53% em fevereiro, resultado que ficou próximo a mediana das estimativas, de 3,02%. Em 12 meses até março, o IGP-M acumula alta de 31,1% e de 8,26% apenas em 2021. Ainda hoje saem os dados de criação de empregos pelo Caged.

EUA: Nos Estados Unidos, destaque para o índice de confiança do consumidor às 11h. Estão previstos discursos de dirigentes do Fed.

EUROPA: Às 9h sai o índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha. O índice do sentimento do consumidor da zona do euro subiu de 93,4 pontos em fevereiro para 101 pontos em março, chegando ao maior nível desde o início da pandemia do Covid 19, ficando acima do previsto, de 96 pontos.