Mercado

Abertura de Mercado: Clima positivo no exterior deve impactar Bolsa

Abertura de Mercado: Clima positivo no exterior deve impactar Bolsa
Tela com as cotações de ativos na bolsa de valores (Foto: Evanto Elements)

Após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sugerir que não terá pressa de elevar juros em discurso na última sexta-feira (27), o clima segue positivo no exterior.
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira (30), e as bolsas europeias, bem como os índices futuros de Nova York sobem nesta manhã. No Reino Unido, um
feriado mantém o mercado de Londres fechado hoje. Nos EUA, os rendimentos dos treasuries recuam, e os contratos futuros do petróleo também operam em baixa,
após acumularem ganhos de cerca de 10% na semana passada.

O exterior positivo tende a ajudar os ativos domésticos, mas a crise hídrica fica no radar, além da incerteza fiscal envolvendo a reforma do IR e o aumento do Bolsa Família. Além disso, os investidores devem repercutir o aviso de saída do Banco do Brasil e da Caixa da Febraban após manifesto da Fiesp.

Agenda econômica 30/08

Brasil: A agenda doméstica traz hoje a sondagem de serviços e do comércio de agosto, o relatório Focus, e o resultado primário do governo central de julho. Mais cedo saiu o IGP-M que desacelerou a 0,66% em agosto, de 0,78% em julho. Nos próximos dias, são esperados a PNAD de junho na terça-feira; a balança comercial de agosto e o PIB do segundo trimestre, na quarta-feira; o IPC-Fipe de agosto; a produção industrial de julho, na quinta-feira; e os PMIs composto e de serviços de
agosto do País, na sexta-feira.

EUA: A publicação do payroll de agosto, na sexta-feira, é o destaque internacional. As encomendas à indústria em julho, serão divulgadas na quinta. O PMI, índice de gerente de compras, bem como o relatório ADP sobre criação de empregos no setor privado, serão divulgados na quarta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O índice de confiança do consumidor de agosto sai na terça. A agenda dos EUA de hoje traz apenas dados sobre vendas pendentes de imóveis em julho, às 11h.

Europa: A divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro de agosto será nesta terça-feira. Os PMIs da zona do euro, Alemanha e Reino Unido saem na quarta. Hoje, o índice de preços ao consumidor da Alemanha preliminar de agosto sai às 9horas. Mais cedo, saiu o índice de sentimento econômico da zona do euro, que mede a confiança de setores corporativos e dos consumidores, que caiu do nível recorde de 119 pontos em julho para 117,5 em agosto, abaixo dos 118 pontos esperados por analistas.

China: O PMI sai hoje às 22h.

 

Publicidade