O feriado do Memorial Day nos Estados Unidos nesta segunda-feira mantém as bolsas fechadas por lá e deve retirar liquidez nos demais mercados. Na Europa, com direcionadores limitados neste início de semana, os investidores adotam uma postura mais cautelosa e as principais bolsas operam em baixa.
Leia também
No Reino Unido, também é feriado e não há negociação na bolsa. Mais cedo, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou para cima sua previsão para o crescimento do PIB global este ano, prevendo agora alta de 5,8%, de 5,6% anteriormente.
Apesar da melhora na estimativa, a Organização alertou sobre a desigualdade na recuperação econômica mundial. No Brasil, a semana reserva uma agenda econômica de peso, com destaque para a leitura do PIB do 1T21, que será divulgada amanhã. Para hoje, a menor liquidez dos mercados e o viés negativo na Europa podem levar o Ibovespa a um pregão morno, sem muito ímpeto.
Agenda econômica 31/05
BRASIL: A agenda começa hoje com a tradicional Pesquisa Focus, do Banco Central. Em seguida, às 9h30, sai o resultado do setor público consolidado. Amanhã sai o PIB do 1T21 e na quarta-feira será a vez da produção industrial de abril.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: Amanhã sai o PMI industrial. Na quarta-feira o FED divulga o livro bege, sobre as condições econômicas do país e na sexta-feira destaque para o payroll nos EUA, com os dados oficiais do mercado de trabalho do país. Ao longo da semana estão previstos ainda diversos discursos de dirigentes do FED.
EUROPA: Na quarta-feira sai o PMI Industrial da zona do euro. Na sexta-feira saem as vendas no varejo na região.
CHINA: O PMI industrial da China recuou de 51,1 em abril para 51 em maio, próximo a previsão dos analistas de estabilidade. Lembrando que neste indicador, leituras acima de 50 indicam expansão da atividade econômica.
Publicidade