Mercado

Abertura de Mercado: PEC dos Precatórios e balanços no radar local

Fachada da B3. Ribeiro/Shutterstock

Nesta manhã de quinta-feira (4), as bolsas asiáticas fecharam em alta e os mercados acionários na Europa sobem, um dia após o Federal Reserve ter confirmado o início do chamado “tapering” ou redução da compra de títulos. O banco central norte-americano reforçou que continuará com a política acomodatícia diante da percepção de que a inflação é temporária. Investidores na Europa também digerem uma série de balanços corporativos e aguardam decisão de política monetária do Banco da Inglaterra.

Nos Estados Unidos, o fôlego é curto e os índices futuros em Nova York operam sem um viés único. Os juros dos Treasuries avançam, bem como os contratos futuros
do petróleo, após sofrerem robustas perdas de mais de 3% na sessão anterior. Aqui no Brasil, por uma margem de apenas quatro votos, o governo conseguiu aprovar, na madrugada desta quinta-feira (4), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios na Câmara.

O texto abre espaço de R$ 91,6 bilhões no Orçamento de 2022 para o pagamento do Auxílio Brasil e outros gastos durante o ano eleitoral. Agora, fica no radar a possibilidade de a votação em segundo turno continuar hoje ou ficar para a próxima terça-feira.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, os investidores devem reagir ao resultado da produção industrial de setembro e a balanços já divulgados tais como CSN, CSN Mineração, Cielo, PetroRio, Arezzo, Ultrapar, Itaú, entre outros.

Agenda econômica 04/11

Brasil: A agenda desta quinta-feira tem como destaques a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de setembro. É esperado também o leilão de 5G realizado pela Anatel (10h). O Tesouro faz leilão de LTN, NTN-F e LFT (11h).

EUA: Hoje saem os pedidos de auxílio-desemprego e balança comercial de setembro (ambos às 9h30).

Europa: O foco é na decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE), às 9h. O PMI de serviços da zona do euro caiu para 54,6 em outubro em pesquisa final da IHS Markit, atingindo o menor nível em seis meses. Já a taxa anual de inflação ao produtor (PPI) da região saltou para 16% em setembro, sugerindo que a tendência de alta dos preços poderá ser mais duradoura do que se imaginava. Já na Alemanha, as encomendas à indústria tiveram alta mensal de 1,3% em setembro, mas a projeção era de avanço maior.

Ásia: O índice de gerentes de compras (PMI) composto do Japão que engloba os setores industrial e de serviços, avançou de 47,9 em setembro para 50,7 em outubro. O resultado colocou o PMI japonês em território de expansão, acima de 50.