No exterior, as bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta madrugada de segunda-feira (7), em meio à retomada dos negócios nos mercados chineses e com investidores digerindo os dados robustos do mercado de trabalho nos EUA, reportados na última sexta-feira, que reforçaram as expectativas de aumento dos juros americanos.
Agora pela manhã, na Europa, as bolsas passaram a operar mistas em meio à divulgação de indicadores da região, como a produção industrial alemã. Mais
cedo, as bolsas mostravam mais força, tentando se recuperar de perdas da última semana, quando foram pressionadas por anúncios de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BOE). Nos EUA, os índices
futuros das bolsas de NY operam em leve baixa, sugerindo que os mercados à vista devem realizar lucros, após os ganhos que acumularam na semana passada, quando foram favorecidos por balanços corporativos.
A agenda dos EUA de hoje traz apenas dados sobre crédito ao consumidor. No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em baixa, num possível movimento de realização de lucros, após os robustos ganhos que acumularam na semana passada. A commodity, no entanto, segue favorecida por um cenário de demanda em alta e oferta restrita.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, a falta de tração no exterior pode influenciar os negócios locais em meio ainda às preocupações com a área fiscal, especialmente por causa da PEC dos combustíveis. A semana é de agenda lotada, com ata do Copom, IPCA, dados do varejo e serviços, além de uma série de balanços, como Bradesco, Itaú, Usiminas, além de relatórios de produção da Vale e Petrobrás. Lá fora, a inflação ao consumidor dos Estados Unidos fica em destaque e a temporada de balanços continua com gigantes como BNP Paribas, BP, Klabin e Twitter.
Agenda econômica 07/02
Brasil: A divulgação da ata da última reunião do Copom, que sai amanhã, é um dos principais pontos nesta semana, que traz ainda o IPCA de janeiro; vendas no varejo de dezembro, ambos na quarta-feira; pesquisa de serviços, na quinta-feira; IBC-Br de dezembro, na sexta-feira. Hoje tem IGP-DI além do relatório Focus e produção e venda de veículos da Anfavea.
EUA: O principal dado da agenda internacional é a inflação ao consumidor (CPI), na quinta-feira.