Diante do tenso cenário geopolítico, indicadores econômicos divulgados na Europa, como as encomendas à indústria da Alemanha, que superaram as expectativas, e as vendas no varejo do país, que avançaram como previsto, acabaram ficando em
segundo plano. Apesar do anúncio de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, o investidor segue pessimista após o presidente russo ter desrespeitado o acordo para permitir corredores humanitários para fuga de civis de zonas de combate.
Aqui no Brasil, o cenário mais pessimista no exterior, com disparada do petróleo, forte queda das bolsas, dólar valorizado ante algumas rivais e maioria das moedas emergentes, deve pesar nos mercados domésticos num dia de agenda local esvaziada.
Agenda econômica 07/03
Brasil: A agenda local traz esta semana o IGP-DI de fevereiro (amanhã), produção industrial de janeiro (quarta-feira), vendas no varejo e dados de emprego do Caged (quinta-feira) e o IPCA de fevereiro (sexta-feira). Hoje sai o relatório Focus do Banco Central.
EUA: Na quinta-feira tem inflação ao consumidor (CPI). Na sexta-feira será divulgado o índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan.
Europa: Destaque para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), na quintafeira. Na terça-feira sai o PIB da zona do euro e a produção industrial da Alemanha.
Na sexta-feira será divulgado o índice de preços ao consumidor da Alemanha. Hoje, mais cedo, foram divulgadas as encomendas à indústria alemã, que subiram 1,8% ante o mês anterior, superando as expectativas, enquanto as vendas no varejo avançaram 2%, como se previa.
China: Os últimos dados da balança comercial chinesa superaram as expectativas no primeiro bimestre deste ano, mas mostraram significativa desaceleração em relação a dezembro.