Os dados finais do PIB da zona do euro do quarto trimestre de 2021 confirmaram as expectativas e a produção industrial alemã surpreendeu positivamente, apoiando a recuperação dos mercados em Frankfurt e Paris. O petróleo segue em alta, o dólar opera em baixa e os juros dos Treasuries sobem, após tocarem as máximas do dia reagindo à notícia de que a União Europeia vai considerar a possibilidade de lançar uma grande emissão conjunta de bônus para financiar energia e defesa.
Aqui no Brasil, seguem no radar discussões em torno da política de preços de combustíveis, do problema dos fertilizantes no contexto geopolítico e soluções para o Plano Safra 2022. A instabilidade das Bolsas no exterior deve pesar no Ibovespa nesta manhã, após a queda de 2,52% ontem. O avanço dos ADRs da Petrobras de cerca de 1,5% em NY mais cedo pode indicar alguma recuperação parcial das ações da companhia, que caíram mais de 7% ontem. Porém, a desconfiança dos investidores de ingerência política na gestão de preços dos combustíveis deve continuar pesando no sentimento de risco dos investimentos.
Agenda econômica 8/3
Brasil: A Anfavea divulga os dados de produção e vendas de veículos do mês passado, às 10 horas.
O Tesouro realiza leilões de venda de NTN-B e LFT às 11 horas. Mais cedo saiu o IGP-DI de fevereiro,
que desacelerou a 1,5%, ante 2,01% em janeiro.
EUA: O resultado da balança comercial em janeiro sai às 10h30, os estoques no atacado do país estão previstos para às 12h, além do relatório semanal de estoques de petróleo, às 18h30.
Europa: O PIB da zona do euro cresceu 0,3% no quarto trimestre ante o terceiro trimestre de 2021, de acordo com leitura final divulgada hoje. O resultado confirmou estimativas preliminares e veio em linha com a previsão de analistas. A produção industrial da Alemanha cresceu 2,7% em janeiro ante dezembro segundo dados com ajustes sazonais publicados hoje. O resultado superou de longe a expectativa de analistas, que previam alta de 0,5% no período.
China: Os índices de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e ao produtor (PPI) de fevereiro
serão informados às 22h30.