Os mercados no exterior operam no terreno positivo nesta manhã de quarta-feira (9). As bolsas europeias sobem, após a divulgação de dados de comércio externo da Alemanha que mostraram importações avançando em ritmo bem mais forte que exportações. Nos Estados Unidos, os índices futuros das bolsas de Nova York também avançam, enquanto investidores aguardam balanços de grandes empresas americanas, incluindo da Disney, assim como declarações de dirigentes do Fed.
Já os juros dos Treasuries recuam, bem como o dólar e os contratos futuros do petróleo. Aqui no Brasil, o IPCA de janeiro e as vendas no varejo de dezembro ficam
no foco. O IPCA deve desacelerar a 0,55% em janeiro, após alta de 0,73% em dezembro, com alívio da gasolina, mas ainda assim ser a maior taxa para o mês desde 2016. A PEC dos Combustíveis também segue no radar, bem como a paralisação dos fiscais da Receita Federal. O bom humor no exterior, com bolsas em alta e dólar mais fraco ante outras moedas emergentes, deve ajudar os ativos brasileiros.
Agenda econômica 09/02
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Brasil: A agenda desta quarta-feira traz a divulgação do IPCA de janeiro e das vendas no varejo restrito e ampliado de dezembro. O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, participa de live sobre o cenário macroeconômico (10h). Mais cedo, saiu o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, que subiu 0,79% na primeira quadrissemana de fevereiro, acelerando em relação ao ganho de 0,74% verificado no fechamento de janeiro, segundo dados publicados hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
EUA: Hoje saem os estoques no atacado e dados semanais de petróleo. Também são esperados os discursos de duas dirigentes do Fed.
EUROPA: As exportações na Alemanha tiveram alta mensal de 0,9% em dezembro, ao passo que as importações saltaram 4,7% no mesmo período no país. O superávit comercial da Alemanha, por sua vez, somou 6,8 bilhões de euros em dezembro, considerando-se tanto ajustes sazonais quanto de calendário. O número ficou bem abaixo do saldo positivo de 12,8 bilhões de euros esperado por analistas.