O trader de máscara, operando na bolsa em Seul, Coreia do Sul, simboliza o impacto do coronavírus no mercado financeiro mundial. (Lee Jin-man/ AP Photo)
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, influenciadas por persistentes temores gerados pelo avanço da pandemia de coronavírus e seu impacto na economia global. Os índices futuros das bolsas de Nova York também operam no campo negativo neste início da manhã, após as bolsas americanas acumularem ganhos de mais de 10% na semana passada em meio a uma aparente melhora da perspectiva da crise nos EUA e depois de novas e agressivas medidas de estímulo do banco central norte-americano.
Investidores também digerem um acordo da Opep+, que prevê um corte adicional de 9,7 milhões de barris por dia em sua produção de petróleo até o fim de junho, em um momento que o coronavírus prejudica fortemente a demanda pela commodity.
O dólar mantém fraqueza ante moedas fortes, em dia de liquidez reduzida, uma vez que a maior parte dos mercados europeus está fechada hoje em função do feriado de segunda-feira de Páscoa.
No Brasil, em dia de agenda econômica mais vazia, os investidores devem seguir atentos ao noticiário ligado à covid-19 e os impactos desta pandemia na economia.
Agenda econômica 13/04
Brasil: A semana começa com a tradicional Pesquisa Focus. Às 15h, será divulgada a balança comercial. Na terça-feira, o destaque da agenda é o indicador mensal do BC, o IBC-Br. Na quarta-feira, será divulgado o IGP-10 de abril.
EUA: Destaque para a divulgação das vendas no varejo de março às 9h30 e para produção industrial às 10h15 na quarta-feira. No mesmo dia, será divulgado às 15h o livro Bege.
China: Na terça-feira será divulgada a balança comercial e na quinta-feira serão divulgados os dados de atividade (produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos) bem como o PIB do 1T20.
Europa: Na quinta-feira será divulgada a produção industrial de fevereiro e na sexta-feira é a vez do índice de preços ao consumidor de março.