Mercado

Abertura de Mercado: Cautela externa marca início do 2º semestre

Bolsas abrem julho em alerta por possível atraso na recuperação da economia

Abertura de Mercado: Cautela externa marca início do 2º semestre
Investidor caminha pela Bolsa de Valores de São Paulo, onde investem em small caps e blue chips (Foto: Werther Santana/Estadão)
  • Bolsas na Ásia fecharam mistas, com algumas sendo favorecidas pelo dado de manufatura mostrando que a China está aos poucos superando o choque da pandemia do novo coronavírus
  • Índices futuros das bolsas de Nova York e bolsas europeias mostram volatilidade, apesar de dados positivos na China e da Alemanha
  • No Brasil, a incerteza sobre a extensão da crise e seus impactos nas contas públicas deixa os investidores divididos sobre um novo corte de 0,25 p.p. ou a manutenção da taxa Selic em 2,25% na reunião do Copom de agosto

Os mercados no exterior começam julho e o segundo semestre em alerta por um possível atraso na recuperação da economia devido a uma segunda onda de covid-19 nos Estados Unidos, após os robustos ganhos das bolsas americanas no 2T20. Entretanto, o movimento de realização de ganhos é limitado em meio a novos dados positivos de manufatura chinesa e alemã e após o Federal Reserve renovar a promessa de usar os programas de emergência “de forma agressiva” para garantir recuperação.

Assim, as bolsas na Ásia fecharam mistas, com algumas sendo favorecidas pelo dado de manufatura mostrando que a China está aos poucos superando o choque da pandemia do novo coronavírus. O índice de gerentes de compras (PMI) industrial da China subiu de 50,7 pontos em maio para 51,2 pontos em junho. É o segundo avanço consecutivo e o crescimento mais alto desde dezembro de 2019.

Os índices futuros das bolsas de Nova York e bolsas europeias mostram volatilidade, apesar de dados positivos na China e da Alemanha e à espera de indicadores de emprego como o relatório sobre criação de empregos no setor privado (ADP), de manufatura nos EUA e a divulgação da ata da última reunião de política monetária.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O índice de gerente de compras (PMI) industrial da Zona do Euro subiu de 39,4 pontos em maio para 47,4 pontos em junho, atingindo o maior nível em 4 meses. A leitura final ficou acima da estimativa preliminar de junho e da previsão de analistas, de 46,9 pontos em ambos os casos.

As tensões entre Washington e Pequim seguem no radar e a eleição americana em novembro também deve começar a ganhar mais atenção dos investidores.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em alta forte, apagando perdas da sessão anterior, após o American Petroleum Institute (API) estimar no fim da tarde de ontem que o volume de petróleo bruto estocado nos EUA sofreu forte queda de 8,2 milhões de barris na última semana. Mais tarde, o Departamento de Energia publica o levantamento oficial sobre estoques americanos.

No Brasil, a incerteza sobre a extensão da crise sanitária e seu impacto adicional na economia e nas contas públicas deixa os investidores divididos sobre um novo corte de 0,25 p.p. ou a manutenção da taxa Selic em 2,25% na reunião do Copom de agosto.

No câmbio, a expectativa é que o real continue fraco nos próximos meses em meio à pandemia, os juros historicamente baixos, a fragilidade fiscal e os ruídos políticos.

Publicidade

Na agenda de hoje, destaque para a divulgação da Balança Comercial de junho. Para o Ibovespa, esperamos uma abertura com pouco fôlego, acompanhando os pares internacionais.

Agenda econômica 01/07

Brasil: Destaque para os números da balança comercial no mês de junho às 15h. Para este indicador é esperado um superávit de US$ 7,1 bilhões, por causa da queda das importações.

EUA: Destaque para o relatório ADP de emprego privado de junho, às 9h15 e a ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve, às 15h. Ainda hoje saem o índice ISM de produção industrial (10h45) e os estoques de petróleo pelo Departamento de Energia, às 11h30.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos