Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: Europa mostra cautela em dia de feriado nos EUA

No Brasil, investidores devem seguir monitorando o noticiário político bem como o cenário internacional

Abertura de Mercado: Europa mostra cautela em dia de feriado nos EUA
Painel na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Foto: Gabriela Biló/Estadão
  • Bolsa chinesa subiu 2%, após os índices de gerentes de compras (PMI) composto e de serviços do país alcançarem em junho os maiores níveis em uma década
  • Já as bolsas europeias mostram volatilidade e passaram a operar em baixa em meio ao forte avanço do coronavírus em vários estados americanos
  • Para o Ibovespa, esperamos uma abertura sem muito ímpeto, acompanhando os pares europeus

O feriado de independência nos EUA fecha os mercados em NY e diminui liquidez na Europa, o que deve ocorrer também no Brasil nesta sexta-feira. As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada pelo segundo pregão seguido nesta madrugada, por conta da surpresa favorável com os indicadores econômicos positivos da China.

A bolsa chinesa subiu 2%, após os índices de gerentes de compras (PMI) composto e de serviços do país alcançarem em junho os maiores níveis em uma década. O PMI do setor de serviços subiu de 55 pontos em maio para 58,4 pontos em junho. O ritmo do avanço foi o maior registrado desde abril de 2010.

Já as bolsas europeias mostram volatilidade e passaram a operar em baixa em meio ao forte avanço do coronavírus em vários estados americanos, após uma abertura em alta nesta manhã com indicadores positivos na China. Por lá, os investidores adotam um tom de cautela com preocupações com novos casos de covid-19 nos EUA que podem retardar a recuperação global e também com os conflitos entre EUA e China.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em termos de dados econômicos, o PMI composto da Zona do Euro, que engloba setores de serviços e indústria, subiu de 31,9 pontos em maio para 48,5 pontos em junho, atingindo o maior nível em 4 meses e acima da leitura previa de junho e da previsão de analistas de 47,5 pontos.

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operaram em baixa nesta madrugada, revertendo ganhos da sessão anterior, à medida que o forte avanço do coronavírus nos EUA compromete a perspectiva de recuperação da demanda pela commodity.

No Brasil, em dia de agenda econômica fraca, os investidores devem seguir monitorando o noticiário político bem como o cenário internacional. Para o Ibovespa, esperamos uma abertura sem muito ímpeto, acompanhando os pares europeus.

Agenda econômica 03/07

Brasil: A agenda desta sexta-feira traz a participação do diretor de política econômica, Fabio Kanczuk, em painéis virtuais, às 10hrs. Mais tarde, tem a participação do ministro da economia, Paulo Guedes, de evento virtualda Associação Brasileira da Infraestrutura e Industrias de base, às 17h30.

EUA: Mercados estarão fechados hoje pelo feriado da independência nos Estados Unidos.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos