Mercado

Abertura de Mercado: Riscos geopolíticos podem trazer cautela

Para o Ibovespa, é esperado um dia de realização de lucros

Abertura de Mercado: Riscos geopolíticos podem trazer cautela
Mulher observa oscilação das ações da B3, em São Paulo. Foto: Amanda Perobelli/Reuters
  • Bolsas asiáticas fecharam em queda generalizada nesta sexta-feira, após a China anunciar que vai impor novas leis de segurança nacional a Hong Kong
  • Bolsas europeias e os índices futuros das bolsas americanas operam em baixa, diante de crescentes tensões entre EUA e China
  • No Brasil, os investidores devem seguir monitorando o cenário político, bem como os desdobramentos da pandemia de coronavírus

As bolsas asiáticas fecharam em queda generalizada nesta sexta-feira, após a China anunciar que vai impor novas leis de segurança nacional a Hong Kong, num gesto que deteriora ainda mais as relações com os EUA.

Ontem, o presidente americano disse que haverá uma reação muito forte de Washington se a China seguir adiante com seu plano para HK. Na reunião legislativa do partido comunista, que começa hoje, a China decidiu não fixar uma meta para seu PIB em 2020 – pela primeira vez desde 1994 – reforçando preocupações sobre o impacto econômico da pandemia do coronavírus.

As bolsas europeias e os índices futuros das bolsas americanas operam em baixa, diante de crescentes tensões entre EUA e China em meio a pandemia de coronavírus, que ameaça o acordo comercial bilateral fase 1, assinado em janeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo operam em baixa, apagando ganhos da sessão anterior, também impactados por este ambiente de maior aversão ao risco no exterior.

No Brasil, em mais um dia de agenda econômica esvaziada, além do exterior mais negativo, os investidores devem seguir monitorando o cenário político, bem como os desdobramentos da pandemia de coronavírus no país. Para o Ibovespa, esperamos um dia de realização de lucros, acompanhando os pares internacionais.

Agenda econômica 22/05

Brasil: Não está prevista a divulgação de nenhum indicador econômico relevante no dia de hoje. O banco central realiza operações compromissadas em moeda estrangeira das 10 às 14hrs.

EUA: Será divulgado o número de poços e plataformas de petróleo em atividade nos EUA até 16 de maio às 14hrs.

Europa: O banco central europeu (BCE) divulga ata da reunião de política monetária dos dias 29 e 30 de abril.

China: Começou hoje a conferência anual do Partido Comunista chinês.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos