Mercado

Investidor tem opções na bolsa para ganhar dividendos acima da Selic

Conheça ações pagadoras de bons dividendos para continuar investindo na bolsa mesmo com alta dos juros

Investidor tem opções na bolsa para ganhar dividendos acima da Selic
(Fonte: Pexels)
  • A XP separou 15 ações sob sua cobertura que podem pagar um dividend yield acima de 7,75% ao ano
  • O investidor também encontra oportunidades nos recibos de ações de empresas estrangeiras, os chamados BDRs

(Bruna Camargo) – Quando a Selic sobe, a Bolsa desce? O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou ontem a elevação da Selic de 6,25% para 7,75% ao ano e, com isso, a Bolsa sofre o impacto de quatro maneiras: “Aumenta o custo de dívida das empresas, aumenta o custo de capital, compete por fluxos de investimentos para renda fixa e leva a uma contração na demanda”, diz o estrategista-chefe da XP Investimentos, Fernando Ferreira.

O Broadcast já mostrou algumas oportunidades de investimentos para esse novo patamar da taxa básica de juros, com alternativas na renda fixa como as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs) e na renda variável em setores como o financeiro.

Mas em relatório divulgado hoje, a XP destacou que o investidor pode ganhar acima dos 7,75% ao ano da Selic se escolher ações pagadoras de bons dividendos. “Ou seja, além da possibilidade de ganho de capital, o investidor conta também com uma rentabilidade adicional na forma de proventos”, escrevem no documento Ferreira e a estrategista de ações Jennie Li.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As 15 ações sob a cobertura da XP que podem pagar um dividend yield acima de 7,75% ao ano – considerando a projeção da casa para 2022 – são: CSN Mineração (15,5%), Banco do Brasil (14,8%), Engie Brasil (11,2%), Bradesco (10,6%), Taesa (9,8%), Porto Seguro (9,6%), Copel (9,6%), Itaú Unibanco (9,4%), Santander Brasil (9,3%), Cyrela (9,2%), Even (8,8%), MRV (8,6%), Usiminas (8,5%), BB Seguridade (8,2%) e AES Brasil (8,1%).

Vale destacar que o investidor deve respeitar seu perfil antes de escolher onde vai colocar o recurso e, no caso das ações, compreender o cenário macroeconômico – com furo do teto de gastos, inflação mais alta e juros subindo, como destaca o relatório da XP – e fazer uma análise das empresas.

Dividendos via BDRs

O investidor também encontra oportunidades nos recibos de ações de empresas estrangeiras, os chamados BDRs, conforme relatório da XP assinado pelos analistas internacionais Vinicius Araujo e Rafael Nobre, e pela estrategista de ações Jennie Li.

Os 10 BDRs listados pela XP que podem pagar um dividend yield acima de 7,75% ao ano em 2022 são das empresas Ecopetrol SA (35,3%), SK Telecom Co Ltd (29,3%), Apartment Investment (23,4%), Mobile Telesystems Pjsc (11,3%), BHP Group (10,6%), Rio Tinto (10,6%), KT Corp (10,1%), BHP Group Plc (9,9%), British American Tobacco (8,7%) e Lumen Technologies Inc (8,2%).

No entanto, os especialistas da XP alertam no relatório que “muitos dos papéis possuem baixa liquidez diária, ou seja, pouco volume médio transacionado”. (entenda mais sobre BDRs na nossa reportagem especial

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos