Mercado

Ford (FDMO34) anuncia fim da produção no Brasil e o BDR salta 5,45%

A operação da montadora será transferida para a Argentina

Ford (FDMO34) anuncia fim da produção no Brasil e o BDR salta 5,45%
Vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Goldfarb em evento (FOTO:Divulgação)
  • Serão fechadas todas as operações no Brasil, com exceção do Centro de Desenvolvimento de Produtos, na Bahia, o campo de provas, em Tatuí, e a sede regional, em São Paulo
  • De acordo com a companhia, 5 mil funcionários serão demitidos
  • Na avaliação do Credit Suisse, o fim das operações impactará principalmente as locadoras de veículos

Após anunciar o fechamento das suas três fábricas no Brasil e o encerramento das atividades no País, as ações da Ford encerraram o pregão de segunda-feira (11) com alta de 3,3%, cotadas a US$ 9,30 na bolsa de valores de Nova York. Nessa toada, o BDR (Brazilian Depositary Receipt) da companhia (FDMO34) abriu a terça-feira (12) cotado a R$ 51,12, salto de 5,45% em um dia.

De acordo com a companhia, serão fechadas imediatamente as fábricas de Camaçari, na Bahia, a de Taubaté, em São Paulo, e a de Horizonte, no Ceará. Com o movimento, a operação brasileira da Ford ficará restrita à importação de modelos. Só serão mantidos o Centro de Desenvolvimento de Produtos, o campo de provas e a sede regional, em São Paulo.

Segundo a própria companhia, com o encerramento das operações, serão demitidos 5 mil funcionários, mas a Ford promete dialogar com os sindicatos para encontrar a melhor alternativa para ambas as partes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em 2020, de acordo com dados Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a venda de veículos da Ford no Brasil caiu 39,2% em comparação com o ano de 2019. No ano passado, foram vendidos 119 mil unidades.

Em comunicado enviado à imprensa, a Ford informou que a decisão faz parte do plano de reestruturação da companhia. “Sabemos que essas ações são muito difíceis, mas necessárias para a construção de um modelo de negócio sustentável e saudável”, diz Jim Farley, CEO da montadora.

Na avaliação dos bancos Credit Suisse e Goldman Sachs, o encerramento das atividades deve impactar as locadoras de veículos no Brasil, principalmente a Localiza (RENT3), já que a oferta mais baixa no mercado de carros novos pode reduzir os descontos da empresa na compra de carros novos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos