Para quem não conhece, o DY é um índice que mede o nível de pagamento de proventos em relação ao preço da ação. Quanto maior esse indicador, mais dividendos a companhia deve pagar aos acionistas. Na lista, as ações ordinárias e preferenciais da Bradespar (BRAP3 e BRAP4) aparecem na primeira e segunda posição entre os papéis que devem apresentar as melhores remunerações em dividendos, com o DY de 44,5% e 42,6%, respectivamente.
É importante ressaltar que a Bradespar tem uma participação relevante nos papéis de mineradora Vale, por isso é enquadrada no setor de minerais metálicos. O terceiro lugar entre os maiores dividendos projetados para 2022 ficou com os papéis da Gerdau Metalúrgica (GOAU4), do setor de siderurgia, que deve apresentar um DY de 20,3%.
Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) fecham o ranking das cinco primeiras colocações, com dividendos de 19,8% e 18,7%. O setor elétrico também aparece em peso na pesquisa, com os papéis preferenciais classe B e ordinários da Copel (CPLE6 e CPLE3), CPFL Energia (CPFE3), Taesa (TAEE11) e Cemig (CMIG4) com boas projeções em dividendos.
Para chegar a essa seleção, a Economatica considerou empresas que tenham distribuído dividendos e JCP em 2021 e com um volume financeiro médio diário superior a R$ 5 milhões no período. Além disso, o filtro considera as companhias que tenham registrado lucro no ano de 2020 e nos nove primeiros meses de 2021.
Esse lucro acumulado nos três primeiros trimestres do ano passado também deve ser pelo menos 75% do lucro acumulado durante todo o período de 2020, com a política de distribuição de dividendos em 2022 equivalente ou superior à observada em 2021.
“O cálculo do Dividend Yield projetado para o final do ano de 2022 foi efetuado considerando o preço da ação no último dia de 2021 e o mesmo volume de dividendos e JCP´s distribuídos pela ação no ano de 2021. Este levantamento considera metodologia 100% quantitativa, recomenda-se análise mais detalhada das empresas, que o levantamento não considera, antes de efetuar qualquer investimento”, afirma a Economatica.