O que este conteúdo fez por você?
- Ações ligadas a commodities, energia elétrica e alimentos básicos são as recomendações de analistas para 2023
- Questão fiscal, taxa de juros e diretrizes do novo governo pedem mais cautela por parte do investidor
- Analistas preferem Petrorio (PRIO3) ou 3R Petroleum (RRRP3) à Petrobras (PETR4 e PETR3)
O investimento em ações ligadas a commodities, energia elétrica e alimentos básicos são as recomendações de analistas para 2023. Trata-se de setores que podem garantir algum retorno ao investidor, como mineração, siderurgia e petróleo, diante da expectativa de aumento da demanda no mercado internacional. Ou ao menos evitar perdas, caso das elétricas, que têm fundamentos sólidos e são consideradas defensivas.
Leia também
É consenso no mercado que as incertezas relacionadas à questão fiscal no Brasil, ao comportamento das taxas de juros, às diretrizes do novo governo pedem mais cautela por parte do investidor.
Para o analista Pedro Galdi, da Mirae Asset, a economia mundial pode dar sinais de recuperação no segundo semestre de 2023. “A China vai se recuperar primeiro e será determinante para a recuperação da demanda e preços de commodities”, afirma. Mas, por aqui, a mudança de governo pode impor volatilidade na seleção das melhores ações de setores locais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A sugestão de Danilo Maturano, da CM Capital, é avaliar a vulnerabilidade do papel em relação ao cenário interno como políticas fiscais, que podem desfavorecer determinadas empresas. Setores não cíclicos são uma opção, principalmente setor de energia, que pode crescer no mesmo ritmo da indústria com a melhora do cenário macroeconômico.
Segundo Ricardo Peretti e Alice Corrêa, estrategistas de ações da Santander Corretora, o caminho é diversificar os investimentos e optar por empresas com fundamentos sólidos. Além de commodities e energia, eles apontam as empresas varejistas de consumo básico.
“Com a manutenção do Auxílio Brasil até o fim de 2022 e a retomada do Bolsa Família em 2023, acreditamos que as empresas voltadas ao consumo básico, como os supermercados, podem continuar tendo desempenho superior ao do Ibovespa”, afirmam.
GUIA EXCLUSIVO: Como se planejar e investir em 2023. Baixe agora!
Publicidade
Com relação a empresas de petróleo, Galdi e Maturano sugeriram substituição de Petrobras (PETR3 e PETR4) por Petrorio (PRIO3) ou 3R Petroleum (RRRP3), em razão das várias incertezas que cercam a estatal nesta mudança de governo. Além do risco derivado de eventuais alterações na Lei das Estatais, pesa sobre a companhia a possibilidade de alterações na política de preços e no programa de desinvestimentos.
As demais preferências dos analistas para 2023 são Vale (VALE3), Suzano (SUZB3), Minerva (BEEF3), Gerdau (GGBR4), Eletrobras (ELET6), Alupar (ALUP11), CPFL Energia (CPFE3), BB Seguridade (BBSE3) e Assaí (ASAI3).
* Correção: A matéria continha anteriormente uma tabela com a escolha de papéis que se referiam à semana de 19 a 23 de dezembro de 2022, e não às recomendações para 2023. O texto, no entanto, está correto. Matéria atualizada em 29/12/2022.
Publicidade