Mercado

Ações recomendadas da semana: aposta é nas pagadoras de dividendos

Semana de perdas na Bolsa pode se tornar oportunidade

Ações recomendadas da semana: aposta é nas pagadoras de dividendos
Foto: Evanto Elements
  • O cenário desafiador pode representar oportunidade para o investidor, uma vez que a maioria das ações está com preço reduzido e o potencial de geração de valor se torna mais atrativo
  • Empresas exportadoras e que ganham com a alta do dólar, também tendem a se beneficiar da recente volatilidade

O mercado acionário brasileiro viveu mais uma semana de perdas, com novos pesos puxando para baixo o já deteriorado cenário econômico. Além dos temores sobre os efeitos da variante delta do coronavírus, a instabilidade política, a crise fiscal e a alta da inflação entraram na conta também as medidas regulatórias em tecnologia a serem implementadas pela China e a possível retirada de estímulos econômicos dos Estados Unidos, simultaneamente à queda do minério de ferro.

O cenário desafiador, contudo, pode representar oportunidade para o investidor, uma vez que a maioria das ações está com preço reduzido e o potencial de geração de valor se torna mais atrativo. Os segmentos que podem ser beneficiados com essa movimentação, na opinião de analistas, são os bons pagadores de dividendos, como empresas dos setores financeiro, elétrico, de saneamento e petrolífero. “Com a queda dos preços, o dividend yield (rendimento do dividendo) da ação aumenta, podendo inclusive, em alguns casos, superar a taxa Selic ou a inflação”, diz o analista da Terra Investimentos, Regis Chinchila.

Empresas exportadoras e que ganham com a alta do dólar, como as do setor de papel e celulose, também tendem a se beneficiar da recente volatilidade, segundo o estrategista de Ações da Santander Corretora, Ricardo Peretti. Suzano e Klabin, por exemplo, estão bem posicionadas, porque são favorecidas pelo câmbio, têm desalavancagem rápida e fluxo de caixa sólido. Mesmo com a recente queda dos preços de celulose na China, essas companhias deixaram o pior da sazonalidade para trás.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Perreti afirma ainda que as ações dos grandes bancos também podem ser consideradas defensivas, assim como as das seguradoras. Isso porque ambas se beneficiam do aumento dos juros, seja em razão dos spreads (diferença entre o valor do recurso captado e o emprestado) maiores ou dos ganhos com as aplicações em renda fixa.

Há ainda os papéis de empresas de saúde privada, que devem retornar à normalidade a partir de agora, com o provável controle da pandemia e a retomada dos procedimentos eletivos.

O economista-chefe do Modalmais, Alvaro Bandeira, diz que tradicionalmente, quando se fala em proteção no mercado de ações, as escolhas acabam recaindo sobre empresas mais maduras, como Ambev e JBS, e setores tradicionalmente mais resistentes, como o de bancos e de energia, apesar de a crise hídrica adicionar um ingrediente de incerteza sobre geradoras e transmissoras.

Para Bandeira, o momento é propício para formar posições progressivamente, ou seja, comprar ações aos poucos, aproveitando a baixa, uma vez que o investimento na Bolsa é para maturação de médio e longo prazos.

Com relação às recomendações para a próxima semana, a Ativa Investimentos trocou apenas duas ações de sua carteira Top Picks. Saíram Boa Safra ON e Santander Unit e entraram BRF ON e Vamos ON. Permaneceram Ambipar ON, SulAmerica Unit e Valid ON.

Publicidade

O Daycoval manteve as ações de BB Seguridade ON, Hapvida ON e Vale ON em sua carteira e colocou Assaí ON e Transmissão Paulista PN no lugar de Lojas Renner ON e Natura ON.

A Elite substituiu Allied ON e Metalúrgica Gerdau PN por Inter Unit e Meliuz ON. Ficaram na carteira Alpargatas ON, M. Dias Branco ON e Vale ON.

A Guide deixou apenas Marfrig ON e Vale ON entre suas escolhidas. Saíram Cyrela ON, Grupo Soma ON e Magazine Luiza ON e entraram Banco do Brasil ON, ETF S&P 500 Index e Rede D’Or ON.

Na carteira da Mirae, ficaram Inter Unit, Randon PN e Santos Brasil ON, mas saíram Gerdau PN e JHSF ON, para dar lugar a Romi ON e Vale ON.

A MyCap substituiu duas ações de sua carteira. Entraram Ecorodovias ON e Vamos ON e saíram CSN ON e Magazine Luiza ON. Foram mantidas Natura ON, Inter Unit e B3 ON.

Publicidade

A Órama deixou o BTG Pactual Unit, Simpar ON e Totvs ON, mas trocou as ações da Vale ON e da Hypera ON pelas ações da Petz ON e Porto Seguro ON.

Veja a lista:

 

 TOP PICKS 
 ÁGORA INVESTIMENTOS
 BTG Pactual Unit
 Mélluz ON
 Lojas Renner ON
 Simpar ON
 Taesa Unit
 ATIVA INVESTIMENTOS
 Ambipar ON
 BRF ON
 SulAmerica Unit
 Valid ON
 Vamos ON
 BB INVESTIMENTOS
 Ambipar ON
 Méliuz ON
 Ferbasa PN
 JBS ON
 Simpar ON
 CM CAPITAL
 Azul PN
 Bradesco PN
 Gerdau PN
 Marfrig ON
 Vale ON
 DAYCOVAL
 Assaí ON
 BB Seguridade ON
 Hapvida ON
 Transmissão Paulista PN
 Vale ON
 EASYNVEST
 B3 ON
 Cyrela ON
 Itaú Unibanco pN
 Taesa Unit
 Vale ON
 ELITE INVESTIMENTOS
 Alpargatas ON
 Inter Unit
 M. Dias Branco ON
 Méliuz ON
 Vale ON
 INVESTMIND
 Aliansce Sonae ON
 Bradesco PN
 Ômega ON
 Petrobras PN
 Vale ON
 GENIAL
 Gerdau PN
 Itaú Unibanco PN
 Locaweb ON
 Rede D’Or ON
 Weg ON
 GUIDE INVESTIMENTOS
 Banco do Brasil ON
 ETF S&P 500 Index
 Marfrig ON
 Rede D’Or ON
 Vale ON
 MIRAE ASSET
 Inter Unit
 Randon PN
 Romi ON
 Santos Brasil ON
 Vale ON
 MODALMAIS
 Itaú PN
 IVVB11 ETF
 JBS ON
 JHSF ON
 Usiminas PNA
 MYCAP
 B3 ON
 Ecorodovias ON
 Inter Unit
 Natura ON
 Vamos ON
 NECTON
 BB Seguridade ON
 Enauta ON
 Espaçolaser ON
 Marfrig ON
 Sequoia ON
 ÓRAMA
 BTG Pactual Unit
 Petz ON
 Porto Seguro ON
 Simpar ON
 Totvs ON
 PLANNER
 BB Seguridade ON
 Bradesco PN
 Minerva ON
 Petz ON
 Telefônica Brasil ON
 SANTANDER
 Bradesco PN
 Petrobras ON
 Rede D’Or ON
 Totvs ON
 Vale ON
 SINGULARE
 Bradesco PN
 Hapvida ON
 JBS ON
 Vale ON
 Via Varejo ON
 TERRA INVESTIMENTOS
 B3 ON
 Fleury ON
 Klabin Unit
 Rumo ON
 Weg ON
 XP INVESTIMENTOS
 Gerdau PN
 Localiza ON
 Petrobras PN
 SulAmerica Unit
 Taesa ON

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos