Mercado

As ações mais recomendadas para setembro, segundo dez corretoras

Os papéis da mineradora Vale (VALE3) foram os mais citados, com seis indicações

As ações mais recomendadas para setembro, segundo dez corretoras
A VALE3 é a ação mais importante do Ibovespa e representa mais de 10% do índice. (Fonte: rafapress/Shutterstock)
  • Em agosto, mês de aniversário da B3 (B3SA3), o Ibovespa caiu 2,48%, aos 118.781,03 pontos. Mas há boas oportunidades à espera dos investidores em setembro
  • O E-Investidor consultou 10 corretoras para saber quais ativos elas recomendam e, mais uma vez, a Vale (VALE3) foi a mais citada, com seis indicações
  • A Ágora Investimentos continua otimista com o case da mineradora

Em agosto, mês de aniversário da B3 (B3SA3), o Ibovespa caiu 2,48%, aos 118.781,03 pontos. Mas há boas oportunidades à espera dos investidores em setembro. O E-Investidor consultou 10 corretoras para saber quais ativos elas recomendam e, mais uma vez, os papéis da Vale (VALE3) foram os mais citados, com seis indicações.

A Ágora Investimentos continua otimista com o case da mineradora. “As condições do mercado de minério em 2022 devem ser realmente mais frouxas em comparação com 2021, mas o mercado ainda deve estar com déficit relevante. Vemos os preços de minério sendo negociados agora mais próximos dos fundamentos de oferta/demanda, o que implica que os investidores podem ficar mais confortáveis com a compra de ações da Vale após a recente queda nos preços”, diz a corretora.

Luis Sales, da Guide Investimentos, também tem uma boa visão da Vale, ressaltando o foco do controle de custos, além da contínua redução de capex e endividamento. Além disso, os preços do minério continuam em patamares elevados (fruto da menor oferta no mercado), enquanto a empresa negocia a múltiplos descontados. “Avaliamos a entrada em Vale nesse momento a patamares interessantes, negociada com desconto em relação aos pares australianos”, diz Sales. As ações da Vale encerraram agosto em queda de 9,59%, cotadas a R$ 98,33.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em segundo lugar, com cinco recomendações, está o Itaú Unibanco (ITUB4). As ações tiveram alta de de 2,42% em agosto, cotadas a R$ 30,93. Para Sales, os principais motivos para a alta ocorreram em virtude de maior participação do banco na frente digital, além de um aumento na receita com tarifas, gestão de ativos e bom momento do mercado de capitais. O banco ainda revisou o seu guidance para cima, com aumento em sua carteira de crédito previsto para este ano.

O analista enxerga um cenário positivo para a expansão de crédito no segundo semestre, com destaque para os segmentos de pessoas físicas e PMEs. Há a possibilidade de ver ainda um avanço nas receitas de serviços, com destaque para cartões, apesar da maior competição no setor.

BTG Pactual (BPAC11), B3 (B3SA3), Lojas Renner (LREN3) e Petrobras (PETR4) ficaram em terceiro lugar entre as mais citadas, com quatro indicações. Confira abaixo as recomendações das dez corretoras consultadas pelo E-Investidor.

Ágora Investimentos

Para setembro, a Ágora realizou uma alteração: substituiu as ações da Usiminas (USIM5) pelas da Ambev (ABEV3). Confira a lista:

Ação
Cesp (CESP6)
Lojas Renner (LREN3)
Itaúsa (ITSA4)
Weg (WEGE3)
B3 (B3SA3)
Petrobras (PETR4)
Ambev (ABEV3)
Azul (AZUL4)
Vale (VALE3)
BTG Pactual (BPAC11)

 

Ativa Investimentos

Por sua vez, a Ativa realizou duas substituições: saem Hapvida (HAPV3) e Via (VIIA3) para a entrada de BR Distribuidora (BRDT3) e PetroRio (PRIO3). Confira as recomendações:

Ação
PetroRio (PRIO3)
BR Distribuidora (BRDT3)
Itaú Unibanco (ITUB4)
B3 (B3SA3)
Lojas Renner (LREN3)

Elite

Para o mês de setembro, a Elite fez duas alterações, substituindo as ações de Itaúsa (ITSA4) e Unidas (LCAM3) para a entrada de Itaú Unibanco (ITUB3) e Movida (MOVI3). Confira a lista:

Ação
Alupar (ALUP11)
B3 (B3SA3)
CCR (CCRO3)
Itaú Unibanco (ITUB3)
Lojas Renner (LREN3)
Movida (MOVI3)
Multiplan (MULT3)
Natura (NTCO3)
Sul América (SULA11)
Vale (VALE3)

Genial

A Genial retirou as ações do Bradesco (BBDC4), BTG Pactual (BPAC11), Grupo Mateus (GMAT3), Lojas Renner (LREN3) e Rede D’Or (RDOR3). Houve a inclusão das ações da Moura Dubeux (MDNE3), PetroRio (PRIO3), Vamos (VAMO3), Via (VIIA3) e Vulcabras (VULC3). Confira a carteira:

Ação
Espaço Laser (ESPA3)
Itaú Unibanco (ITUB4)
Moura Dubeux (MDNE3)
Mosaico (MOSI3)
Neogrid (NGRD3)
PetroRio (PRIO3)
Vamos (VAMO3)
Via (VIIA3)
Vulcabras (VULC3)
Weg (WEGE3)

 

Guide

Para setembro, a Guide fez três alterações em sua carteira. Saíram Azul (AZUL4), Cyrela (CYRE3), e Mater Dei (MATD3) e entraram Dasa (DASA3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Petrobras (PETR4). Confira as recomendações:

Ação
Americanas S.A (AMER3)
BR Partners (BRBI11)
Dasa (DASA3)
Itaú Unibanco (ITUB4)
Klabin (KLBN11)
Marfrig (MRFG3)
Petrobras (PETR4)
Grupo Soma (SOMA3)
Vale (VALE3)
Vamos (VAMO3)

 

Nova Futura

A Nova removeu Cyrela (CYRE3), Locamerica (LCAM3) e Vale (VALE3). Entraram ETF S&P 500 (IVVB11), Fleury (FLRY3) e Porto Seguro (PSSA3).

Ação
CCR (CCRO3)
ETF S&P 500 (IVVB11)
Fleury (FLRY3)
Itaú Unibanco (ITUB4)
Porto Seguro (PSSA3)

Nu Invest

Em setembro, a Nu Invest realizou apenas uma alteração em sua carteira. As ações da Multiplan (MULT3) saíram para dar lugar aos papéis da Petrobras (PETR4). Confira a lista:

 

Ação
BTG Pactual (BPAC11)
B3 (B3SA3)
Taesa (TAEE11)
Eneva (ENEV3)
Vale (VALE3)
Cosan (CSAN3)
Weg (WEGE3)
Totvs (TOTS3)
Petrobras (PETR4)
Lojas Renner (LREN3)

Órama

Por sua vez, a Órama não realizou nenhuma alteração para setembro.

Ação
BR Properties (BRPR3)
CVC (CVCB3)
Light (LIGT3)
Simpar (SIMH3)
Vale (VALE3)

Toro

Já a Toro alterou todas as ações com exceção da BR Partners (BRBI11).

Ação
Banco Inter (BIDI4)
Blau Farmacêutica (BLAU3)
BTG Pactual (BPAC11)
BR Partners (BRBI11)
CCR (CCRO3)
YDUQS (YDUQ3)
Mosaico (MOSI3)
MRV (MRVE3)
PetroRio (PRIO3)
Tupy (TUPY3)

 

Warren

Por fim, a Warren realizou três substituições, retirando as ações da Aliansce Sonae (ALSO3), CSN (CSNA3) e Sinqia (SQIA3) para a entrada dos papéis da Cyrela (CYRE3), Klabin (KLBN11) e Santander (SANB11). Confira a lista:

Ação
BTG Pactual (BPAC11)
Cyrela (CYRE3)
Grupo Dimed (PNVL3)
JBS (JBSS3)
Klabin (KLBN11)
Neoenergia (NEOE3)
Petrobras (PETR4)
Santander (SANB11)
Vale (VALE3)
Vamos (VAMO3)

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos