O que este conteúdo fez por você?
- O balanço do boom de IPOs dos anos de 2020 e 2021 não é positivo até aqui de acordo com levantamento realizado pelo TradeMap
- De 76 empresas, apenas 13 registraram valorização na Bolsa no período
- Entre os ativos de destaque há representantes de diferentes setores, incluindo o varejo, petróleo e agronegócio
O balanço do boom de IPOs dos anos de 2020 e 2021 não é positivo até aqui de acordo com levantamento realizado pelo TradeMap que avaliou o desempenho dos papéis entre a abertura de capital das empresas e o dia 6 deste mês. Das 76 empresas que foram para a Bolsa no biênio, 60 têm desvalorização acumulada entre sua oferta inicial e o início deste mês. Outras 13 registram valorização e 3 deixaram a B3.
Leia também
O levantamento foi realizado pelo TradeMap, que avaliou o desempenho dos papéis entre a abertura de capital das empresas e o dia 6 deste mês. Entre os ativos de destaque há representantes de diferentes setores, incluindo o varejo, petróleo e agronegócio.
O levantamento leva em consideração tanto o retorno isolado de cada ativo como a comparação com o Ibovespa no mesmo período. O objetivo foi realizar uma análise mais equilibrada levando em consideração que os IPOs foram feitos em diferentes momentos.
Assaí (ASAI3)
A rede Assaí (ASAI3) registra o maior retorno, com a rentabilidade ajustada de acordo com os desdobramentos das ações no período. Ajustada pelo valor inicial, estaria em R$ 2,89 e ao final do pregão do dia 6 deste mês era negociada a R$ 13,63. Os resultados sólidos paralelos a um plano de expansão visto como bem sucedido estão por trás da valorização.
Vamos (VAMO3)
A Vamos (VAMO3), empresa de aluguel de carros, aparece com a segunda maior valorização entre seu IPO e o dia 6 deste mês. Ao fim de 2022, a empresa tinha cerca de 44 mil veículos em sua frota, sendo 80% de caminhões e 20% de máquinas pesadas, como tratores e empilhadeiras.
Intelbras (INTB3)
Em terceiro lugar, a Intelbras (INTB3), fabricantes de eletrônicos, ainda mantém um dos maiores retornos, apesar de viver um período mais complicado nos últimos meses. A valorização até abril do ano passado era de 90%, caindo para atuais 47,16%, mas ainda se mantendo muito acima da média.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos