A Aegea (AEGP23) desistiu do leilão de privatização da Sabesp (SBSP3), afirmaram duas fontes que acompanham o assunto ao E-Investidor nesta quarta-feira (26). Procurada, a Aegea disse que não vai comentar.
Leia também
A companhia era cotada pelo mercado para disputar a Sabesp via leilão com a Equatorial Energia (EQTL3). No entanto, segundo as fontes ouvidas pela reportagem, a empresa não vai manifestar interesse na oferta após identificar alguns riscos na operação. “O preço da oferta e a forma como ela está sendo conduzida não estão dentro do esperado pela Aegea”, afirmou uma das fontes.
Já uma segunda fonte, um analista do mercado, comentou que a suspensão da privatização da Sabesp em Guarulhos causou ruído e foi outro risco identificado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na última sexta-feira (21), o Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a lei sancionada pelo prefeito de Guarulhos, Guti Costa (PSD), que autorizava a privatização da empresa na cidade. A decisão proferida por Roberto Solimene acatou o pedido do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que é contrário à privatização da empresa.
A medida da Justiça não impede a privatização da estatal de saneamento, mas deixa a companhia menos atrativa para o setor privado. Segundo Arlindo Souza, analista da Levante, Guarulhos é o município com a segunda maior receita da Sabesp. No entanto, ele está muito atrás de São Paulo, visto que a capital paulista tem 43,5% das receitas, enquanto Guarulhos tem apenas 4,4% das receitas da companhia.
Segundo o prospecto da oferta de ações da Sabesp, a Aegea teria até esta quarta-feira (26) para manifestar o interesse no leilão da estatal. Sem a presença da empresa, a Equatorial Energia (EQTL3) passa a ser a única interessada no leilão, ficando sem concorrência para arrematar a empresa e podendo colocar o preço mais vantajoso para si mesma dentro do processo de privatização da Sabesp.
Uma das fontes comentou ainda que um terceiro participante para substituir a Aegea poderia ser cotado, mas o tempo para a oferta é curto. De acordo com o prospecto preliminar, a privatização da Sabesp deve terminar no dia 22 de julho de 2024.
Publicidade