- Desde o dia 18 de outubro, as empresas aéreas, bem como as de turismo, só fecharam um pregão no azul, na última segunda-feira (25), acompanhando o fluxo do Ibovespa
- Para analistas, as ações das áreas e do setor de turismo estão entre as mais sensíveis ao sentimento econômico do País
- “Ainda que as passagens tenham elevação de preços e mesmo que a atividade seja retomada, o cenário para o setor é completamente diferente ao anterior da pandemia", diz analista da Inversa
Mesmo com a imunização de mais da metade dos brasileiros contra o coronavírus, possibilitando a reabertura de atividades, serviços e viagens, o setor de turismo, na Bolsa é destaque entre as quedas de outubro. Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e CVC (CVCB3) só não caíram mais que Méliuz (CASH3).
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Desde o dia 18 de outubro, as empresas aéreas, bem como a de turismo, só fecharam um pregão no azul, na última segunda-feira (25), acompanhando o fluxo do Ibovespa.
O impacto, desde o começo da pandemia, com o fechamento de fronteiras e contração dos números de voos, elevou as expectativas para que as empresas recuperassem os danos com a reabertura, porém não é o que acontece. O segmento sofre com os custos elevados da inflação, visto tanto nos preços das commodities, como no câmbio.
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Para analistas, as ações das áreas e do setor de turismo estão entre as mais sensíveis ao sentimento econômico do País. Quando o cenário é positivo, elas crescem mais que a média. Por outro lado, quando o sentimento é de insegurança econômica, as aéreas retraem, como o que aconteceu no mês. Aumento dos preços, crise energética e sensação de insegurança monetária são alguns dos fatores de impacto.
Olhando para as ações dentro de um portfólio, de acordo com Nicolas Merola, analista da Inversa, o setor não é estruturalmente interessante para investir no longo prazo por conta dos riscos mais elevados. “É vantajoso quando é uma estratégia pontual, como a percepção de tendências e expectativa por temporadas. Dessa forma, inserimos na carteira”, aponta.
Para o fim do ano, é possível que a época de férias e viagens, além de retornos de trajetos internacionais, como já anunciado pela Azul, contribuam para o desempenho das empresas.
Segundo avaliação da Ágora Investimentos, o tráfego doméstico ainda está superando os voos internacionais devido às restrições na fronteira para conter a propagação do vírus. Mesmo com as expectativas para a ampliação dos voos ao exterior, a corretora mantém preferência pela AZUL4.
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Para Lucas Mastromonico, operador de renda variável da B.Side Investimentos, a perda de atratividade por conta de uma inflação galopante pode ser amenizada com as viagens de fim de ano.
Ele ressalta que tanto as viagens para férias, réveillon e, inclusive, o Carnaval no ano que vem devem contribuir para os resultados das empresas no último trimestre deste ano.
“Um exercício de economia real que podemos fazer para avaliar o setor é buscar passagens e hospedagens e avaliar a disponibilidades”, explica.
O especialista da B.Side ressalta que a queda da CVC (CVCB3) também foi afetada pelo ataque hacker sofrido pela empresa no início do mês, o que deixou investidores temerosos sobre os caminhos da companhia de viagens.
Confira o desempenho das empresas de turismo na Bolsa
Ticker | Empresa | Cotação | Variação no mês | Variação no ano |
AZUL4 | Azul | R$ 25,50 | -29,74% | -34,91% |
GOLL4 | Gol | R$ 15,47 | -25,35% | -38,01% |
CVCB3 | CVC Brasil | R$ 16,26 | -24,67% | -18,05% |
Fonte: Broadcast. Dados do pregão de 29/10/21 |
Aumento do preço das passagens
Para quem procurou comprar tickets de viagem para os próximos meses, certamente percebeu um valor mais elevado. Apesar do aumento, o custo ainda é maior.
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Segundo relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a tarifa média das passagens domésticas cresceram 21,7% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020. Apesar disso, com a inflação e com o aumento de custos, o valor repassado ao consumidor não deve ser suficiente para impulsionar os resultados das empresas.
“Ainda que as passagens tenham elevação de preços e mesmo que a atividade seja retomada, o cenário para o setor é completamente diferente ao anterior da pandemia. O petróleo custa hoje por volta de US$ 80, enquanto esteve na casa de US$ 40 antes”, explica o analista da Inversa.
Aéreas internacionais
A preocupação com o setor não é exclusiva do Brasil. A ações das aéreas no exterior também sofreram no mês.
Merola, da Inversa, comenta que se o investidor olhar tickers de companhias aéreas nas bolsas americanas, vai ver a mesma direção de queda, já que os fatores de impacto não são exclusivos do cenário nacional.
Entre as empresas, American Airlines (NASDAQ: AAL), Delta Airlines (NYSE: DAL), Alaska (NYSE: ALK) apresentam resultados negativos.
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Confira o desempenho das aéreas nos EUA. Todas marcaram queda em outubro:
Ticker | Empresa | Cotação |
Variação no mês
|
ALK | Alaska Air Group, Inc. | US$ 52,28 | -12,56% |
DAL | Delta Air Lines, Inc. | US$ 38,9 | -9,71% |
LUV | Southwest Airlines Company | US$ 47,08 | -10,09% |
SAVE | Spirit Airlines, Inc. | US$ 22,02 | -15,16% |
ALGT | Allegiant Travel Company | US$ 173,27 | -14,09% |
AAL | American Airlines Group, Inc. | US$ 19,03 | -9,40% |
ULCC | Frontier Group Holdings Inc | US$ 15,64 | -4,81% |
HA | Hawaiian Holdings, Inc. | US$ 19,32 | -12,92% |
JBLU | JetBlue Airways Corporation | US$ 14,04 | -10,43% |
MESA | Mesa Air Group, Inc. | US$ 7,56 | -4,18% |
SKYW | SkyWest, Inc. | US$ 42,86 | -15,12% |
SNCY | Sun Country Airlines Holdings Inc | US$ 30,87 | -7,63% |
UAL | United Airlines Holdings, Inc. | US$ 45,73 | -6,12% |
Fonte: GoogleFinance. Dados do pregão de 29/10/21 |
Expectativas
Na última semana, Azul anunciou o contrato com o Warrant Agreement, que prevê a entrega de bônus de subscrição do direito de compra de 1,8 milhão de ações ordinárias de emissão da Lilium NV (NASDAQ: LILM) pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O acordo faz parte dos planos de parceria com o intuito de construir uma malha exclusiva com aeronaves “eVTOL” (modelo de carro voador) no Brasil.
Investidores devem ficar atentos ao desenrolar da parceria entre a brasileira e a empresa aeroespacial alemã.