Publicidade

Mercado

Banco Master: Fitch eleva rating de crédito; veja o que justifica a mudança para a agência de classificação de risco

Banco Master é um dos principais emissores de CDBs do mercado; nota subiu para A-(bra) em escala nacional e se manteve em B+ em escala global

Banco Master: Fitch eleva rating de crédito; veja o que justifica a mudança para a agência de classificação de risco
Fitch Ratings. Imagem: Adobe Stock
  • No início de outubro, a agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings elevou a nota em escala nacional do Banco Master, um dos principais emissores de CDBs do mercado, de BBB(bra) para A-(bra)
  • Segundo a instituição, a elevação do rating de longo prazo reflete a expansão e as aquisições estratégicas feitas pelo Master, que dão suporte ao crescimento da receita e aprimoram o perfil de negócios do banco
  • O rating B+ em escala global e a perspectiva estável foram mantidos, assim como a nota 'b' para o risco de crédito de curto prazo

A agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings elevou nesta quinta-feira (3) a nota em escala nacional do Banco Master de BBB(bra) para A-(bra). O rating B+ em escala global e a perspectiva estável foram mantidos.

O Banco Master é um dos principais emissores de Certificado de Depósito Bancário (CDBs) do mercado financeiro atualmente.

Segundo a Fitch, a elevação do rating de longo prazo reflete a expansão e as aquisições estratégicas feitas pelo Master, que dão suporte ao crescimento da receita e aprimoram o perfil de negócios do banco. “A elevação também considera a estabilização do perfil financeiro do banco, níveis consistentes de liquidez e rentabilidade, razoável qualidade dos ativos e níveis de capital estáveis quando comparado aos dos pares”, diz a nota da Fitch.

A agência manteve a nota ‘b’ para o perfil de risco do Master no curto prazo, dado o forte crescimento de seus ativos nos últimos anos, de 29% no primeiro semestre de 2024, 24% no segundo semestre de 2023 e 25% no primeiro semestre de 2023.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O Master continua atualizando e implementando controles e políticas de risco para suas operações e novas carteiras, contratando profissionais para melhorar modelos e monitorar a evolução da carteira. Apesar de o banco ter políticas de mercado estabelecidas, a Fitch considera o histórico operacional curto, especialmente com novos produtos. O perfil de negócios e risco do banco, bem como sua estrutura organizacional, é mais complexo que o de seus pares”, destaca o relatório da Fitch.

Os fatores apontados pela agência que podem influenciar a um rebaixamento seriam a deterioração substancial da qualidade dos ativos que posicione a relação resultado operacional/ativos ponderados pelo risco consistentemente abaixo de 1,5% e a redução sustentada da capitalização do banco, com CET1 abaixo de 10,0%.

Na outra ponta, o aumento da receita operacional e manutenção da qualidade dos ativos, além de maior diversificação da estrutura de capital e CET1 próximo a 12% de forma sustentada, poderiam levar a uma revisão positiva no rating do Banco Master.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos