• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Por que a indicação de Appy crava a primeira vitória de Haddad com o mercado

Ele defende uma reforma tributária a partir da criação de um imposto único

Por Luíza Lanza

14/12/2022 | 3:30 Atualização: 14/12/2022 | 9:25

Bernard Appy, do CCiF, escolhido como secretário especial para reforma tributária do governo Lula. Foto: Gabriela Biló/Estadão - 17/7/2019
Bernard Appy, do CCiF, escolhido como secretário especial para reforma tributária do governo Lula. Foto: Gabriela Biló/Estadão - 17/7/2019

A terça-feira (13) do mercado financeiro foi movimentada por novas confirmações na composição do governo Lula 3. Depois de Gabriel Galípolo na secretaria-executiva do Ministério da Fazenda e Aloizio Mercadante na presidência do BNDES, o último nome do dia foi o do economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) Bernard Appy, que comandará a secretaria especial de reforma tributária da pasta econômica.

Leia mais:
  • Mercado se enganou com um Congresso opositor a Lula?
  • Mercadante no governo Lula: por que ele assombra a Bolsa?
  • Haddad na Fazenda: o que o mercado espera, segundo 12 fontes
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O anúncio foi feito pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em sua primeira coletiva de imprensa desde que foi indicado ao cargo por Lula na sexta-feira (9).

Enquanto Mercadante gera medo e Galípolo não causa grandes surpresas positivas nem negativas, a nomeação de Appy é celebrada no mercado financeiro. “Bernard Appy foi, até agora, a única indicação de Lula 3 que pode ser considerada boa”, afirma Flávio Conde, analista da Levante Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Considerado uma das maiores autoridades da área no País, Bernard Appy defende uma reforma tributária a partir da criação de um imposto único, no estilo IVA, sobre consumo de bens e serviços – o IBS. Um texto que já está na Câmara de Deputados desde 2019, na PEC 45/2019, e que deve servir de base para a proposta do novo governo, destacou Haddad nesta terça.

“É uma proposta de reforma tributária que pode melhorar em muito vários aspectos do sistema tributário brasileiro, com o IVA substituindo vários impostos em cascata. Se aprovado, pode aumentar o poder de compra da população em 20%, segundo estudos do próprio Appy”, explica Conde.

Leia também: Mercado se enganou com Congresso opositor a Lula? Analistas comentam

A sinalização de que a simplificação do sistema tributário brasileiro será uma das prioridades da gestão de Haddad foi bem vista no mercado. É o primeiro ponto a favor do novo ministro na Faria Lima, que, como contamos, recebeu com ceticismo a nomeação do ex-prefeito de São Paulo para o cargo-chefe da Economia e cobrava nomes “técnicos” na formação da equipe.

Publicidade

“Se o mercado estava querendo algum nome técnico, o Appy é este nome”, pontua Juan Espinhel, especialista em investimentos da Ivest. “Veio justamente em um tema que é caro para todo mundo e que era um ponto de atenção porque a conta fiscal, do ponto de vista de receita, poderia cair no colo do mercado via tributação de dividendos”.

Victor Inoue, head de produtos da WIT Invest, explica que, se caminhar, a proposta de reforma de Appy pode criar um ambiente de negócio mais favorável ao empreendedor, favorecendo o crescimento econômico do País.

Mas, para o investidor, ainda paira a possibilidade de que os lucros sejam tributados – uma proposta que não é novidade e chegou a ser discutida inclusive pelo atual ministro Paulo Guedes.

“Para empresas em fase de crescimento, a mudança seria positiva, visto que grande parte do lucro não é distribuído e sim reinvestido. Por outro lado, o impacto seria negativo nas empresas que distribuem grande parte do seu lucro; setores como energia elétrica, saneamento e telecom seriam mais impactados”, ressalta Inoue.

Publicidade

A indicação de Appy também é um afago em um mercado nervoso pela discussão da PEC de Transição, que, se aprovada, vai abrir espaço para o aumento dos gastos públicos voltados aos programas sociais. Ainda assim, não afasta completamente o fantasma do risco fiscal que paira sobre investidores desde o resultado das eleições que elegeram Lula para seu terceiro mandato.

Mario Goulart, analista de investimentos e criador do perfil ‘O Analisto’, afirma que “em teoria”, a proposta do IBS poderia corrigir uma série de distorções do atual sistema tributário. Mas, dado o contexto, isso não é garantido. “Em face de um potencial desequilíbrio generalizado das contas públicas, o grande risco é o IBS tornar-se mais um imposto”, diz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
  • Mercado financeiro
  • Reforma tributária
Cotações
26/04/2026 20h42 (delay 15min)
Câmbio
26/04/2026 20h42 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dois anos: viajar agora ou esperar? Veja se vale a pena comprar

  • 2

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 3

    Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

  • 4

    Bolsa em alta recorde perde 112 mil investidores; Benchimol, da XP, culpa as contas públicas

  • 5

    Onda de recuperação judicial já atinge CRIs e ameaça fundos imobiliários; ainda vale a pena investir?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 5 dicas para idosos fugirem das dívidas e salvar as finanças
Logo E-Investidor
5 dicas para idosos fugirem das dívidas e salvar as finanças
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem recebe a restituição primeiro, idosos com 60 anos ou com 80 anos?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem recebe a restituição primeiro, idosos com 60 anos ou com 80 anos?
Imagem principal sobre o Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Logo E-Investidor
Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Imagem principal sobre o Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Logo E-Investidor
Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) salta com aumento de participação de controladores; Brava (BRAV3) afunda
Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) salta com aumento de participação de controladores; Brava (BRAV3) afunda

Pregão foi marcado por queda do petróleo e de ações do setor petroleiro na bolsa brasileira

24/04/2026 | 18h45 | Por Beatriz Rocha
Brava (BRAV3) tomba após anúncio da Ecopetrol e oferta de ações; o que fazer?
Mercado
Brava (BRAV3) tomba após anúncio da Ecopetrol e oferta de ações; o que fazer?

Casas de análise divergem sobre atratividade da oferta e recomendação para acionistas da Brava

24/04/2026 | 18h19 | Por Beatriz Rocha
UBS BB: fintechs avançam no Brasil com o Nubank líder em base de clientes com crédito no País
Mercado
UBS BB: fintechs avançam no Brasil com o Nubank líder em base de clientes com crédito no País

A fintech já ultrapassou Itaú e Bradesco em quantidade de clientes; Banco Inter alcança 43 milhões

24/04/2026 | 16h19 | Por Luísa Laval
Bancos cortam projeções para ação do Banco do Brasil (BBAS3) após Investor Day
Mercado
Bancos cortam projeções para ação do Banco do Brasil (BBAS3) após Investor Day

Gestão da empresa sinaliza movimento de recuperação em "W" e analistas reforçam cautela para o papel

24/04/2026 | 14h46 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador