• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Por que a indicação de Appy crava a primeira vitória de Haddad com o mercado

Ele defende uma reforma tributária a partir da criação de um imposto único

Por Luíza Lanza

14/12/2022 | 3:30 Atualização: 14/12/2022 | 9:25

Bernard Appy, do CCiF, escolhido como secretário especial para reforma tributária do governo Lula. Foto: Gabriela Biló/Estadão - 17/7/2019
Bernard Appy, do CCiF, escolhido como secretário especial para reforma tributária do governo Lula. Foto: Gabriela Biló/Estadão - 17/7/2019

A terça-feira (13) do mercado financeiro foi movimentada por novas confirmações na composição do governo Lula 3. Depois de Gabriel Galípolo na secretaria-executiva do Ministério da Fazenda e Aloizio Mercadante na presidência do BNDES, o último nome do dia foi o do economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) Bernard Appy, que comandará a secretaria especial de reforma tributária da pasta econômica.

Leia mais:
  • Mercado se enganou com um Congresso opositor a Lula?
  • Mercadante no governo Lula: por que ele assombra a Bolsa?
  • Haddad na Fazenda: o que o mercado espera, segundo 12 fontes
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O anúncio foi feito pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em sua primeira coletiva de imprensa desde que foi indicado ao cargo por Lula na sexta-feira (9).

Enquanto Mercadante gera medo e Galípolo não causa grandes surpresas positivas nem negativas, a nomeação de Appy é celebrada no mercado financeiro. “Bernard Appy foi, até agora, a única indicação de Lula 3 que pode ser considerada boa”, afirma Flávio Conde, analista da Levante Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Considerado uma das maiores autoridades da área no País, Bernard Appy defende uma reforma tributária a partir da criação de um imposto único, no estilo IVA, sobre consumo de bens e serviços – o IBS. Um texto que já está na Câmara de Deputados desde 2019, na PEC 45/2019, e que deve servir de base para a proposta do novo governo, destacou Haddad nesta terça.

“É uma proposta de reforma tributária que pode melhorar em muito vários aspectos do sistema tributário brasileiro, com o IVA substituindo vários impostos em cascata. Se aprovado, pode aumentar o poder de compra da população em 20%, segundo estudos do próprio Appy”, explica Conde.

Leia também: Mercado se enganou com Congresso opositor a Lula? Analistas comentam

A sinalização de que a simplificação do sistema tributário brasileiro será uma das prioridades da gestão de Haddad foi bem vista no mercado. É o primeiro ponto a favor do novo ministro na Faria Lima, que, como contamos, recebeu com ceticismo a nomeação do ex-prefeito de São Paulo para o cargo-chefe da Economia e cobrava nomes “técnicos” na formação da equipe.

Publicidade

“Se o mercado estava querendo algum nome técnico, o Appy é este nome”, pontua Juan Espinhel, especialista em investimentos da Ivest. “Veio justamente em um tema que é caro para todo mundo e que era um ponto de atenção porque a conta fiscal, do ponto de vista de receita, poderia cair no colo do mercado via tributação de dividendos”.

Victor Inoue, head de produtos da WIT Invest, explica que, se caminhar, a proposta de reforma de Appy pode criar um ambiente de negócio mais favorável ao empreendedor, favorecendo o crescimento econômico do País.

Mas, para o investidor, ainda paira a possibilidade de que os lucros sejam tributados – uma proposta que não é novidade e chegou a ser discutida inclusive pelo atual ministro Paulo Guedes.

“Para empresas em fase de crescimento, a mudança seria positiva, visto que grande parte do lucro não é distribuído e sim reinvestido. Por outro lado, o impacto seria negativo nas empresas que distribuem grande parte do seu lucro; setores como energia elétrica, saneamento e telecom seriam mais impactados”, ressalta Inoue.

Publicidade

A indicação de Appy também é um afago em um mercado nervoso pela discussão da PEC de Transição, que, se aprovada, vai abrir espaço para o aumento dos gastos públicos voltados aos programas sociais. Ainda assim, não afasta completamente o fantasma do risco fiscal que paira sobre investidores desde o resultado das eleições que elegeram Lula para seu terceiro mandato.

Mario Goulart, analista de investimentos e criador do perfil ‘O Analisto’, afirma que “em teoria”, a proposta do IBS poderia corrigir uma série de distorções do atual sistema tributário. Mas, dado o contexto, isso não é garantido. “Em face de um potencial desequilíbrio generalizado das contas públicas, o grande risco é o IBS tornar-se mais um imposto”, diz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
  • Mercado financeiro
  • Reforma tributária
Cotações
16/03/2026 15h31 (delay 15min)
Câmbio
16/03/2026 15h31 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Bilionários da tecnologia mantêm seus filhos longe das telas que os enriqueceram

  • 2

    Fundos do Itaú têm 64% de debêntures da Raízen e AZ Quest, 50% do GPA

  • 3

    Caixinhas e cofrinhos digitais viram febre entre investidores, mas são seguros?

  • 4

    Dia do Consumidor 2026: Amazon, Mercado Livre, Shopee e mais varejistas travam disputa com descontos de até 90%; veja as campanhas

  • 5

    Ibovespa sobe com Focus e IBC-Br no radar, enquanto mercado monitora guerra no Oriente Médio

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem pode receber até 6 vales para a recarga de botijões?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem pode receber até 6 vales para a recarga de botijões?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: avisos na declaração impedem o envio?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: avisos na declaração impedem o envio?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: posso preencher dados com base na última declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: posso preencher dados com base na última declaração?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: o que são as vendas exclusivas?
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: o que são as vendas exclusivas?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: prêmio de R$ 35 milhões pode acumular?
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: prêmio de R$ 35 milhões pode acumular?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: o que são as vendas paralelas?
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: o que são as vendas paralelas?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: quando começam as vendas exclusivas?
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: quando começam as vendas exclusivas?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: veja o valor do prêmio milionário
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: veja o valor do prêmio milionário
Últimas: Mercado
XP aponta que gestores multimercados apostam em Bolsa brasileira, real e Selic
Mercado
XP aponta que gestores multimercados apostam em Bolsa brasileira, real e Selic

O levantamento da XP realizado entre os dias 2 e 10 de março mostra que 52% dos gestores estão otimistas em relação ao mercado brasileiro

16/03/2026 | 11h48 | Por E-Investidor
Oncoclínicas (ONCO3) fecha acordo com a Porto Seguro (PSSA3) para criação de nova sociedade
Mercado
Oncoclínicas (ONCO3) fecha acordo com a Porto Seguro (PSSA3) para criação de nova sociedade

A negociação terá aporte de ativos pela Oncoclínicas (ONCO3), investimento primário pela Porto (PSSA3) e emissão de debênture conversível em ações

16/03/2026 | 11h19 | Por E-Investidor
Dólar abre semana com queda de 1% com alívio do petróleo e esforços para liberar Estreito de Ormuz
Mercado
Dólar abre semana com queda de 1% com alívio do petróleo e esforços para liberar Estreito de Ormuz

Apetite global por risco melhora com recuo do petróleo e articulação internacional para garantir navegação no principal corredor energético do Golfo

16/03/2026 | 11h17 | Por Luíza Lanza
Calendário de balanços 4T25: confira as empresas que vão fechar a temporada
Mercado
Calendário de balanços 4T25: confira as empresas que vão fechar a temporada

Os resultados da Natura (NATU3), Sabesp (SBSP3) e MBRF (MBRF3) são os destaques da penúltima semana do mês

16/03/2026 | 10h33 | Por Giovana Pintan

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador