• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Por que a indicação de Appy crava a primeira vitória de Haddad com o mercado

Ele defende uma reforma tributária a partir da criação de um imposto único

Por Luíza Lanza

14/12/2022 | 3:30 Atualização: 14/12/2022 | 9:25

Bernard Appy, do CCiF, escolhido como secretário especial para reforma tributária do governo Lula. Foto: Gabriela Biló/Estadão - 17/7/2019
Bernard Appy, do CCiF, escolhido como secretário especial para reforma tributária do governo Lula. Foto: Gabriela Biló/Estadão - 17/7/2019

A terça-feira (13) do mercado financeiro foi movimentada por novas confirmações na composição do governo Lula 3. Depois de Gabriel Galípolo na secretaria-executiva do Ministério da Fazenda e Aloizio Mercadante na presidência do BNDES, o último nome do dia foi o do economista e diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) Bernard Appy, que comandará a secretaria especial de reforma tributária da pasta econômica.

Leia mais:
  • Mercado se enganou com um Congresso opositor a Lula?
  • Mercadante no governo Lula: por que ele assombra a Bolsa?
  • Haddad na Fazenda: o que o mercado espera, segundo 12 fontes
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O anúncio foi feito pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em sua primeira coletiva de imprensa desde que foi indicado ao cargo por Lula na sexta-feira (9).

Enquanto Mercadante gera medo e Galípolo não causa grandes surpresas positivas nem negativas, a nomeação de Appy é celebrada no mercado financeiro. “Bernard Appy foi, até agora, a única indicação de Lula 3 que pode ser considerada boa”, afirma Flávio Conde, analista da Levante Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Considerado uma das maiores autoridades da área no País, Bernard Appy defende uma reforma tributária a partir da criação de um imposto único, no estilo IVA, sobre consumo de bens e serviços – o IBS. Um texto que já está na Câmara de Deputados desde 2019, na PEC 45/2019, e que deve servir de base para a proposta do novo governo, destacou Haddad nesta terça.

“É uma proposta de reforma tributária que pode melhorar em muito vários aspectos do sistema tributário brasileiro, com o IVA substituindo vários impostos em cascata. Se aprovado, pode aumentar o poder de compra da população em 20%, segundo estudos do próprio Appy”, explica Conde.

Leia também: Mercado se enganou com Congresso opositor a Lula? Analistas comentam

A sinalização de que a simplificação do sistema tributário brasileiro será uma das prioridades da gestão de Haddad foi bem vista no mercado. É o primeiro ponto a favor do novo ministro na Faria Lima, que, como contamos, recebeu com ceticismo a nomeação do ex-prefeito de São Paulo para o cargo-chefe da Economia e cobrava nomes “técnicos” na formação da equipe.

Publicidade

“Se o mercado estava querendo algum nome técnico, o Appy é este nome”, pontua Juan Espinhel, especialista em investimentos da Ivest. “Veio justamente em um tema que é caro para todo mundo e que era um ponto de atenção porque a conta fiscal, do ponto de vista de receita, poderia cair no colo do mercado via tributação de dividendos”.

Victor Inoue, head de produtos da WIT Invest, explica que, se caminhar, a proposta de reforma de Appy pode criar um ambiente de negócio mais favorável ao empreendedor, favorecendo o crescimento econômico do País.

Mas, para o investidor, ainda paira a possibilidade de que os lucros sejam tributados – uma proposta que não é novidade e chegou a ser discutida inclusive pelo atual ministro Paulo Guedes.

“Para empresas em fase de crescimento, a mudança seria positiva, visto que grande parte do lucro não é distribuído e sim reinvestido. Por outro lado, o impacto seria negativo nas empresas que distribuem grande parte do seu lucro; setores como energia elétrica, saneamento e telecom seriam mais impactados”, ressalta Inoue.

Publicidade

A indicação de Appy também é um afago em um mercado nervoso pela discussão da PEC de Transição, que, se aprovada, vai abrir espaço para o aumento dos gastos públicos voltados aos programas sociais. Ainda assim, não afasta completamente o fantasma do risco fiscal que paira sobre investidores desde o resultado das eleições que elegeram Lula para seu terceiro mandato.

Mario Goulart, analista de investimentos e criador do perfil ‘O Analisto’, afirma que “em teoria”, a proposta do IBS poderia corrigir uma série de distorções do atual sistema tributário. Mas, dado o contexto, isso não é garantido. “Em face de um potencial desequilíbrio generalizado das contas públicas, o grande risco é o IBS tornar-se mais um imposto”, diz.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
  • Mercado financeiro
  • Reforma tributária
Cotações
06/07/2025 18h22 (delay 15min)
Câmbio
06/07/2025 18h22 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Esses fundos da elite financeira batem o mercado brasileiro com folga. Mas você aguenta o risco?

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    O que é IOF e como funciona?

  • 4

    Quem são os brasileiros que fazem renda extra com a venda de itens usados pela internet?

  • 5

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quer economizar ainda em 2025? Veja como o desafio das 52 semanas pode te ajudar a começar agora
Logo E-Investidor
Quer economizar ainda em 2025? Veja como o desafio das 52 semanas pode te ajudar a começar agora
Imagem principal sobre o Surfe em São Paulo? Novo hobby pode custar até R$ 1 milhão
Logo E-Investidor
Surfe em São Paulo? Novo hobby pode custar até R$ 1 milhão
Imagem principal sobre o George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Logo E-Investidor
George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Imagem principal sobre o 5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Logo E-Investidor
5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Imagem principal sobre o Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: BRF (BRFS3) lidera ganhos com Vibra (VBBR3); Engie (EGIE3) tomba

Índice bateu recorde de encerramento, enquanto Bolsas de NY ficaram fechadas em feriado nos EUA

04/07/2025 | 19h05 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%
Mercado
Ibovespa na semana: Embraer (EMBR3) salta mais 11,86% com contrato bilionário; Assaí (ASAI3) cai 6,7%

O índice terminou o período em alta de 3,21%, passando de 136.865,79 pontos para 141.263,56 pontos

04/07/2025 | 18h32 | Por Jenne Andrade
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?
Mercado
Por que o Ibovespa vem batendo recordes mesmo com a Selic nas alturas?

Junção de fatores externos e internos ajudou o índice da B3 a superar os 141 mil pontos

04/07/2025 | 16h10 | Por Beatriz Rocha
Por que o Banco do Brasil 'sumiu' das carteiras de dividendos de bancos e corretora
Mercado
Por que o Banco do Brasil 'sumiu' das carteiras de dividendos de bancos e corretora

Instituições também revisaram projeções de dividendos após decepção com balanço da empresa

04/07/2025 | 13h19 | Por Beatriz Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador