Coincidentemente, as empresas do varejo sofrem na Bolsa no mesmo dia que o setor realiza a Black Friday, tradicional data de descontos dos Estados Unidos que se consolidou no Brasil.
A XP diz em relatório que a sobreposição da Copa do Mundo com a Black Friday representa desafios para as varejistas em termos de participação no orçamento dos consumidores; navegação online e tráfego de clientes em lojas, especialmente em dias de jogos do Brasil; e potenciais interrupções na cadeia logística frente à redução da jornada de trabalho.
Em contraste com o desempenho das varejistas, a Oi ON (OIBR3) avança 5% e a PN (OIBR4) sobe 3,77%, com investidores repercutindo investimento de R$ 2,5 bilhões realizado pelo Canada Pension Plan Investment (CPPIB) na V.tal, enquanto seguem atentos à questão de recuperação judicial da companhia. “Fundo relevante, conhecido pela visão de longo prazo, pagando múltiplo relativamente alto nesse momento atual de juros. Sinalização positiva de que a V.tal vai crescer, e a Oi se beneficia disso por ter aproximadamente um terço da fatia”, comenta um operador do mercado financeiro, segundo o Broadcast.