Publicidade

Mercado

Por que B2W (BTOW3), Cosan (CSAN3) e Lojas Americanas (LAME4) tiveram os piores desempenhos da semana na Bolsa

Na semana, o Ibovespa acumulou perda moderada de 0,88%

Por que B2W (BTOW3), Cosan (CSAN3) e Lojas Americanas (LAME4) tiveram os piores desempenhos da semana na Bolsa
(Mônica Zarattini/Estadão)
  • As três ações que mais perderam preço na semana foram B2W, Cosan e Lojas Americanas
  • B2W e Lojas Americanas se prejudicaram com um movimento de realização que atingiu todo o setor de varejo eletrônico, iniciado na quinta e que se prolongou na sexta-feira
  • Já o recuo da Cosan se deu por uma correção do mercado, que retirou do preço dos papéis uma empolgação gerada pela proposta de reorganização societária do grupo

Com moderação de perdas em Nova York, o Ibovespa conseguiu não só sustentar a linha de 100 mil pontos, mas recuperar a de 101 mil em direção ao fechamento desta sexta-feira (4), em alta de 0,52%, aos 101.241,73 pontos.

Assim, o índice da B3 limitou as perdas da semana a 0,88% e escapou da terceira baixa diária consecutiva, mas de olho em NY nas duas últimas sessões, após um intervalo menos correlacionado em que as ações brasileiras, assim como o dólar e os juros, responderam a incertezas sobre a situação fiscal doméstica.

Entre o movimento de correção das bolsas americanas, em vista do esperado aumento da volatilidade por conta das eleições, e a melhora do quadro político doméstico com o avanço das reformas, o Ibovespa segue travado entre os 103 e 99 mil pontos. “Somente o rompimento de um desses extremos faria o mercado ganhar uma direção no curtíssimo prazo”, diz Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quando o cenário doméstico parecia um pouco mais desanuviado de temores sobre a política fiscal, veio um ajuste de fora, após uma sequência de renovações de máximas históricas no S&P 500 e Nasdaq, mas que nem de perto foram acompanhadas pela B3. Na semana, o Ibovespa acumulou perda moderada, de 0,88%, após leves avanços de 0,61% e de 0,17% nas duas anteriores.

O padrão lateral tem mantido o Ibovespa na mesma faixa estreita, especialmente a partir de 12 de agosto, momento em que o mercado passou a monitorar mais de perto a situação fiscal, com efeitos no dólar e na curva de juros, ante a percepção de fissuras no apoio do Planalto à agenda liberal do ministro Paulo Guedes, com a “debandada”, na noite anterior, dos então secretários Salim Mattar (Desestatização) e Paulo Uebel (Desburocratização).

No balanço da semana, quem levou a pior foram os papéis de B2W (BTOW3), Cosan (CSAN3) e Lojas Americanas (LAME4). Confira o que afetou o desempenho de cada um deles.

B2W (BTOW3): -11,74%
Lojas Americanas (LAME4): -7,74%

B2W e Lojas Americanas tiveram, respectivamente, a maior e a terceira maior queda desta semana, graças a um movimento que chamuscou todo o setor de e-commerce a partir de quinta (3), com desdobramentos também nesta sexta-feira (4).

Na quinta, os principais papéis de e-commerce apresentaram quedas acentuadas na B3 acompanhando o fluxo vendedor que levava a Nasdaq, em Nova York, cair perto de 5%. “Eu vejo que os preços estavam muito esticados, então essa correção lá fora ajuda o investidor a ver com mais calma os ativos do setor de varejo eletrônico na Bolsa”, aponta Julia Monteiro, analista da MyCap.

Assim como no exterior, esses papéis eram o alvo preferencial das realizações de lucro pela forte alta que apresentam desde o início do ano. “Vemos que esses papéis que tiveram um bom desempenho na crise são utilizados como caixa pelo investidor para aproveitar oportunidades em setores mais descontados”, disse Paloma Brum, economista da Toro Investimentos, ao Broadcast.

Publicidade

Para Jorge Junqueira, da Gauss, esse movimento negativo foi muito mais técnico do que realmente de fundamentos. “Os múltiplos do setor estão esticados? Depende, as empresas estão entregando (resultados) e as mudanças que ocasionaram a valorização neste ano são permanentes, então vejo essa troca de posições como algo bem pontual do que uma tendência que veio para ficar.”

Cosan (CSAN3): -10,89%

Os papéis ON da Cosan tiveram três dias seguidos de forte desvalorização, entre segunda (31) e quarta (2), e fecharam a semana com a segunda maior perda do Ibovespa. Para Marcel Zambello, da Necton, o mercado pode estar retirando do preço dos papéis uma “empolgação” gerada pela proposta de reorganização societária do grupo que, entre outros pontos, inclui aberturas de capital de diferentes unidades da empresa, como a Compass.

“Estamos vendo essa seletividade nos IPOs, o mercado não está pagando tudo o que as empresas querem. Talvez, haja uma precificação de que os IPOs podem não sair nos preços que a empresa esperava”, diz.

*Com Estadão Conteúdo

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos