O que este conteúdo fez por você?
- O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (3) em baixa de 1,17%, aos 100.732,36 pontos, e teve giro financeiro de R$ 37,9 bilhões
- As três ações que mais perderam preço no dia foram B2W (BTOW3), Via Varejo (VVAR3) e Totvs (TOTS3)
Com o gatilho proporcionado por forte realização de lucros em Nova York, o Ibovespa hoje encadeou a segunda sessão negativa, agora em padrão mais volátil, saindo de alta pela manhã para perda de 1,17% no fechamento, aos 100.721,36 pontos, passando por mínima a 99.750,80 pontos (-2,12%) no meio da tarde.
Leia também
O giro financeiro, muito reforçado, totalizou R$ 37,9 bilhões. Na semana, o índice cede 1,39% e, no ano, 12,90%, mas neste começo de setembro tem avanço de 1,36%.
Em dia de forte correção nas bolsas de Nova York, com o S&P 500 em queda de 3,51%, o mercado acionário brasileiro seguiu a tendência, em menor grau, de queda, com o investidor aproveitando a quinta-feira para rotacionar sua carteira de investimentos em ações do setor bancário e aéreo, penalizadas durante os últimos meses, em detrimento de papéis do varejo eletrônico.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O mercado está sem tendência desde que retomamos os 100 mil pontos no Ibovespa, ainda na espera de um sinal mais claro de recuperação econômica no terceiro trimestre. Então hoje exacerbou esse movimento de rotação de carteira que vimos durante praticamente todo o último mês de agosto”, diz Raphael Guimarães, analista da RJ Investimentos. “As ações que mais se valorizaram nesses últimos meses, como varejo eletrônico e frigoríficos, acabaram sendo deixadas de lado pelos bancos e empresas aéreas.”
As três ações que registraram as maiores quedas no dia foram B2W (BTOW3), Via Varejo (VVAR3) e Totvs (TOTS3). Confira o que afetou o desempenho desses três papéis.
B2W (BTOW3): -7,57%
Via Varejo (VVAR3): -6,89%
As maiores perdas do dia ficaram com papéis de e-commerce e tecnologia, que apresentaram quedas acentuadas na B3 acompanhando o fluxo vendedor que levava a Nasdaq, em Nova York, a cair perto de 5%. As ações ordinárias de B2W lideraram as quedas, recuando 7,57%, seguidas de Via Varejo ON, que perderam 6,89%.
Os papéis de Magazine Luiza ON (-5,36%) e Lojas Americanas PN (-5,22%) também ficaram entre os destaques negativos do dia.
“Eu vejo que os preços estavam muito esticados, então essa correção lá fora ajuda o investidor a ver com mais calma os ativos do setor de varejo eletrônico na Bolsa”, aponta Julia Monteiro, analista da MyCap. Ela diz ainda que o anúncio feito pela Amazon nesta manhã, que vai construir novo centro de distribuição em Cajamar (SP), servirá como ponto de pressão para o setor por aumentar a competitividade.
Publicidade
Assim como lá fora, esses papéis eram o alvo preferencial das realizações de lucro justamente pela forte alta que apresentam desde o início do ano. B2W, por exemplo, sobe 66% em 2020; Magazine Luiza já avançou 87% e Locaweb sobe 208% desde que abriu capital, em fevereiro.
“Vemos que justamente esses papéis que tiveram um bom desempenho na crise são utilizados como caixa pelo investidor para aproveitar oportunidades em setores mais descontados”, disse Paloma Brum, economista da Toro Investimentos.
Totvs (TOTS3): -5,80%
Consideradas defensivas, as ações ordinárias de Totvs também terminaram em queda, de 5,80%, com o investidor procurando opções mais baratas no mercado.
“Totvs e Weg (que caiu 3,56% hoje) estão entre os papéis de maior valorização no Ibovespa em 2020 e são porto seguro caso aconteça alguma coisa por conta da resiliência em seus negócios. Em um dia como hoje, o movimento (de realização) é normal, já que o investidor aproveita para colocar o dinheiro em caixa e vai atrás de barganhas”, comenta um operador.
*Com Estadão Conteúdo
Publicidade