Publicidade

Mercado

Bolsa de Valores: os feriados que afetam o funcionamento no 2º semestre

Atividades também serão afetadas por datas norte-americanas

Bolsa de Valores: os feriados que afetam o funcionamento no 2º semestre
Foto: Shutterstock
  • Em 16 dias do segundo semestre de 2021, haverá alguma mudança nas atividades da bolsa por feriados e pontos facultativos
  • Confira datas nos EUA e Brasil

(Aléxis Cerqueira Góis, especial para o E-Investidor) – Os feriados e pontos facultativos no Brasil e nos Estados Unidos têm um impacto direto no funcionamento das negociações da bolsa de valores. Elas, inclusive, podem ser afetadas em dias anteriores ou posteriores às datas comemorativas.

Em 16 dias do segundo semestre de 2021, haverá alguma mudança nas atividades da Bolsa por esse motivo. Confira o calendário de funcionamento da B3 para o período.

Independence Day, 5 de julho

O feriado da Independência dos Estados Unidos, que em 2021 é nesta segunda-feira, dia 5 de julho (segunda-feira), afetará a liquidação das operações de câmbio e das obrigações referentes às operações com derivativos agropecuários. As operações serão liquidadas no dia útil posterior, na praça de Nova York, e também no Brasil.

Revolução Constitucionalista, 9 de julho

No dia 9 de julho, durante o feriado municipal em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932, não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, bem como no mercado de empréstimo de ativos na B3.

O mercado de compra e venda do Tesouro Direto com referência na data será antecipado para o dia 8 de julho, com as confirmações de compra e venda, liquidações físicas e financeiras realizadas no dia 12 de julho (terça-feira).

Labor Day, 6 de setembro

O dia do trabalhador é comemorado nos EUA na primeira segunda-feira de setembro que, em 2021, será no dia 6. As atividades da B3 que serão afetadas seguem a mesma regra do Independence Day e vale para todos os feriados exclusivamente norte-americanos.

Independência do Brasil, 7 de setembro

Placa com logomarca da B3
B3 não funciona em feriados nacionais no Brasil e tem atividades afetadas por datas comemorativas nos EUA. (Foto: Shutterstock/casa.da.photo/Reprodução)

Todas as atividades da bolsa de valores, inclusive o pregão de ações, serão interrompidas no dia da Independência do Brasil, que cairá em uma terça-feira. É importante ressaltar, porém, que apesar da tradição brasileira de “enforcar” feriados, a B3 terá um dia normal de negociações no dia anterior, segunda-feira, exceto as operações de câmbio e derivativos agropecuários que serão afetadas pelo Labor Day.

Columbus Day, 11 de outubro

O dia em que Cristóvão Colombo chegou às Américas é comemorado nos Estados Unidos na segunda segunda-feira de outubro, que, neste ano, será no dia 11. Apesar de ser feriado, a Bolsa de Valores de Nova York funcionará normalmente. No entanto, as operações de câmbio e de derivativos agropecuários serão liquidadas no dia útil posterior ao da praça de Nova York e simultaneamente útil no Brasil.

Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro

Como em todos os feriados nacionais, o dia alusivo à Padroeira do Brasil interromperá todas as negociações da bolsa de valores. A data será comemorada em uma terça-feira, mas o funcionamento no dia anterior, segunda-feira, será normal, com exceção para as operações atingidas pelo Columbus Day.

Finados, 2 de novembro

Todas as atividades da bolsa de valores serão suspensas durante o feriado de Finados. No dia anterior, 1° de novembro, todas as negociações, como ações, derivativos, câmbio e Tesouro Direto serão realizadas normalmente.

Veterans Day, 11 de novembro

No feriado norte-americano em homenagem aos veteranos das Forças Armadas, a bolsa de Nova York funcionará normalmente. Na Bolsa de Valores do Brasil, as operações de câmbio e de derivativos agropecuários serão registradas normalmente, mas somente serão liquidadas no dia útil posterior ao da praça de Nova York.

Proclamação da República, 15 de novembro

As operações da B3 serão interrompidas no dia 13 de novembro, sábado, e só retornarão no dia 16 de novembro, terça-feira, em decorrência do feriado prolongado em comemoração ao dia da Proclamação da República.

Thanksgiving day, 25 de novembro

O dia de Ação de Graças é o feriado mais importante dos EUA e é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. O mercado de Nova York não funcionará no feriado e será fechado às 13h (horário local) no dia posterior, sexta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, as negociações da bolsa de valores serão normais, exceção apenas para os derivativos agropecuários e as operações de câmbio, que seguem as regras de liquidação dos feriados norte-americanos.

Natal, 25 de dezembro

Árvore de Natal na frente da Bolsa dos EUA
Pregão de ações das Bolsas de São Paulo e de Nova York não funcionarão na véspera de Natal. (Foto: Shutterstock/Marco Bicci/Reprodução)

O Natal será comemorado em um sábado, quando as bolsas de valores não funcionam, mas a data comemorativa terá impacto nos dias anteriores. As operações de liquidação da Câmara de Câmbio estão suspensas nos dias 22 e 23 de dezembro (quarta-feira e quinta-feira). No dia 24 (sexta-feira), haverá negociação e registro de câmbio até as 11h30, mas sem compensação e liquidação.

Ainda na véspera de Natal, as operações de títulos do agronegócio serão registradas com horário reduzido, encerrando-se às 12h. O pregão de ações, as negociações nos mercados de renda variável e de renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, além do mercado de empréstimo de ativos, estarão suspensos.

As atividades da B3 serão normalizadas no dia 27 de dezembro (segunda-feira).

Véspera de Ano-Novo, 31 de dezembro

As operações de liquidação da Câmara de Câmbio da B3 estarão suspensas nos dias 29 e 30 de dezembro (quarta-feira e quinta-feira). Na véspera do feriado de Ano-Novo, haverá registro de operações com títulos do agronegócio até as 12h, mas as demais atividades, incluindo a negociação de ações, estarão suspensas, sendo retomadas a partir do primeiro dia útil de 2022.

Fonte: B3, Forbes, NYSE.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos