Publicidade

Mercado

Bradesco BBI: propostas aprovadas sobre combustíveis são construtivas

Banco diz que o fundo de estabilização de combustíveis é uma boa saída para os altos preços dos combustíveis

Bradesco BBI: propostas aprovadas sobre combustíveis são construtivas
O banco acredita que o sucesso do fundo dependerá dos valores capitalizados nele (Foto: Alex Silva/Estadão)
  • Bradesco BBI aponta como positivo o projeto que muda a cobrança do ICMS sobre combustíveis e o que cria uma conta de estabilização dos preços dos combustíveis no País
  • O banco acredita que o sucesso do fundo dependerá dos valores capitalizados nele
  • O relatório destaca que o fundo de estabilização de combustíveis é uma boa saída dos altos preços dos combustíveis no Brasil

Luísa Laval – Com a aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado do projeto que muda a cobrança do ICMS sobre combustíveis e do que cria uma conta de estabilização dos preços dos combustíveis no País pelo Senado, o Bradesco BBI aponta as propostas como construtivas.

“Consideramos as soluções fornecidas por ambos os projetos de lei como construtivas, visando proteger a governança da Petrobras e o interesse dos consumidores em tempos difíceis de volatilidade das commodities. Esperamos que o fundo se torne uma solução estrutural em muitos governos à frente”, apontam os analistas Vicente Falanga e Gustavo Sadka em relatório.

O banco acredita que o sucesso do fundo dependerá dos valores capitalizados nele: “quanto mais, melhor, pois será capaz de absorver qualquer grande commodity ou choques cambiais que possam surgir no futuro”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O relatório destaca que o fundo de estabilização de combustíveis é uma boa saída dos altos preços dos combustíveis no Brasil, já utilizada em outros países da América Latina, como Chile e Colômbia.

“Mais importante ainda, alinha o interesse dos consumidores (preços mais baratos do combustível) com os acionistas minoritários. Para se proteger de possíveis interferências e contribuir para a redução dos preços dos combustíveis, a Petrobras terá o incentivo para maximizar o pagamento de dividendos sob sua política responsável aprovada pelo conselho (que respeita as metas de alavancagem)”, pontua.

Na visão dos analistas, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também desempenharão um papel fundamental no cálculo da paridade no futuro. Eles apontam que quaisquer mudanças materiais no cálculo em relação a hoje podem prejudicar os direitos dos acionistas minoritários da Petrobras e trazer desequilíbrios à concorrência de mercado, eliminando as importações por meio de dumping doméstico.

“No entanto, se o fundo está cumprindo bem seu propósito, não deve haver incentivo para se intrometer na paridade de importação”, concluem.

Entre os riscos, o BBI aponta que, durante o mandato do atual governo, o cálculo da paridade (que deve ser responsabilidade da ANP) não deve resultar em qualquer atividade de dumping que afaste a concorrência de importação. No entanto, isso pode ser negativo no futuro, já que o artigo 5º menciona que, extraordinariamente, o lucro líquido da Petrobras em 2022 deverá ter destinação adicional ao fundo de estabilização, o que traz algum risco para o pagamento de dividendos neste ano.

Publicidade

“No entanto, o relator do projeto (Jean Paul Prates, do PT) disse que o artigo não visa interferir nos direitos dos acionistas minoritários. De qualquer forma, se este artigo específico for aprovado, a administração e o conselho da Petrobras precisarão agir para evitar que qualquer possível governança seja violada”, apontam os analistas.

Após a Petrobras anunciar o reajuste de 18,7% para a gasolina, 24,9% para o diesel e 16% para o GLP, o Bradesco BBI calcula que os novos valores impactarão os preços da gasolina na bomba em 10% e no diesel em 16%.

O Bradesco BBI tem recomendação outperform (equivalente a compra) para a ação PN da Petrobras, com preço-alvo de R$ 42 e potencial de alta de 25% ante o fechamento de ontem.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos