• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Petrobras: O maior ganhador de dividendos é o próprio acionista

O presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, destacou que a nação ganha quando a companhia paga tributos

Por E-Investidor

14/09/2021 | 12:53 Atualização: 14/09/2021 | 12:53

Bom para o investidor, ruim para o motorista: o preço do dólar eleva o preço do combustível no mercado doméstico (Foto: Rafapress/Shutterstock)
Bom para o investidor, ruim para o motorista: o preço do dólar eleva o preço do combustível no mercado doméstico (Foto: Rafapress/Shutterstock)

(Reuters) – Em momento de preços altos de combustíveis e crise energética, o Brasil pode sim contar com a Petrobras, disse o presidente-executivo da empresa, Joaquim Silva e Luna, destacando que a nação ganha quando a companhia paga dividendos e tributos.

Leia mais:
  • Governo pode influenciar nas ações da Petrobras?
  • Entenda o que pensam os investidores sobre a Reforma Tributária
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O povo brasileiro pode contar com a Petrobras, ninguém tenha dúvidas. Ela tem ações no mercado, mas ela é totalmente focada, quando ela consegue produzir dividendos, o maior ganhador de dividendos é o próprio acionista majoritário”, comentou Luna, em referência à União.

Em audiência na Câmara dos Deputados, ele disse que a Petrobras sendo uma “empresa forte contribui mais para o Brasil, particularmente nestes tempos desafiadores”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os comentários, feitos nas primeiras participações de Luna na audiência em meio a uma série de questionamentos e críticas de deputados sobre a política de preços da empresa, ocorreram após o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dizer na véspera que a “Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas”.

Lira ainda falou que está “tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha”.

Tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha. O que a Petrobras tem a ver com isso? Amanhã, a partir das 9h, o plenário vira Comissão Geral para questionar o peso dos preços da empresa no bolso de todos nós.  A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas.

— Arthur Lira (@ArthurLira_) September 13, 2021

Já Luna citou ainda que a empresa “é uma organização social” e que “não está isenta de nada disso, e contribui naquilo que ela pode fazer”.

Publicidade

“Diariamente trabalhamos sobre estes temas dentro da empresa, produzir petróleo sim, mas se colocar dentro do contexto da sociedade do Brasil, sim também, ou até mais do que isso”, destacou.

A Petrobras tem por política seguir os preços internacionais do petróleo, com uma paridade de cotações que leva em conta também fatores como o câmbio.

As ações da companhia operavam em baixa de cerca de 1% por volta das 11:30, enquanto o Ibovespa tinha uma certa estabilidade no mesmo horário e o petróleo Brent subia 0,44%.

Terminal na Bahia

Luna disse ainda que a Petrobras espera fechar na quarta-feira (15) um acordo para arrendar o terminal de regaseificação na Bahia, citando um dos movimentos da empresa que colaboram para ampliar a oferta de gás para termelétricas.

A declaração do executivo na audiência está em linha com reportagem da Reuters, publicada na véspera, de que o acordo deveria ser concluído nos próximos dias.

Publicidade

A nova empresa que vai assumir o terminal de GNL na Bahia irá instalar um navio no local, permitindo então que a Petrobras desloque seu navio regaseificador da unidade baiana para o Terminal de Regaseificação de GNL de Pecém, no Ceará.

Luna disse ainda que a parada programada para manutenção da plataforma de Mexilhão, importante produtora de gás, deverá estar concluída em 30 de setembro, antes dos meses em que os reservatórios das hidrelétricas ficam mais baixos para voltarem a se recuperar posteriormente com a chegada das chuvas.

A Petrobras disse anteriormente que as atividades da parada programada de Mexilhão e do gasoduto Rota 1, que escoa o gás produzido no campo e em outras plataformas da Bacia de Santos, estavam previstas para ocorrer até 28 de setembro.

De acordo com Luna, a parada de Mexilhão foi comunicada previamente às autoridades do setor elétrico, para que todas as ações fossem coordenadas, minimizando impactos.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Combustível
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dividendos
  • Empresas
  • Petrobras
Cotações
17/04/2026 17h43 (delay 15min)
Câmbio
17/04/2026 17h43 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa ronda os 200 mil pontos: com rali em 2026, é hora de olhar mais para a Bolsa?

  • 2

    Por que o Ibovespa anda em duas direções? Entenda o que mantém o índice em alta enquanto ações locais caem

  • 3

    Cenário é positivo para dividendos da Petrobras, apesar do vaivém do petróleo

  • 4

    O que está por trás do dólar abaixo de R$ 5 e o que esperar do câmbio em 2026, segundo a XP

  • 5

    Carteira favorita do investidor pessoa física rende menos que o Ibovespa em 12 meses

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Imagem principal sobre o Idosos podem ter desconto na conta de luz automaticamente; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos podem ter desconto na conta de luz automaticamente; entenda como funciona
Imagem principal sobre o IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade da restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade da restituição?
Imagem principal sobre o 5 benefícios que idosos podem solicitar sem sair de casa
Logo E-Investidor
5 benefícios que idosos podem solicitar sem sair de casa
Imagem principal sobre o Starlink mini: passo a passo simples para instalar o equipamento
Logo E-Investidor
Starlink mini: passo a passo simples para instalar o equipamento
Últimas: Mercado
BofA eleva recomendação da Petrobras (PETR3) para compra; confira o novo preço-alvo
Mercado
BofA eleva recomendação da Petrobras (PETR3) para compra; confira o novo preço-alvo

Analistas dizem que a recuperação dos preços do petróleo é fundamental para aliviar as preocupações com o aumento da alavancagem

17/04/2026 | 16h00 | Por Cecília Mayrink
BTG Pactual rebaixa recomendação do Fleury (FLRY3) para neutra; veja novo preço-alvo
Mercado
BTG Pactual rebaixa recomendação do Fleury (FLRY3) para neutra; veja novo preço-alvo

Analistas do banco comentam que a empresa não vem fazendo alterações significativas na sua perspectiva operacional

17/04/2026 | 14h55 | Por Cecília Mayrink
Bancos, B3, Pix e outros serviços: o que funciona no Feriado de Tiradentes 2026
Mercado
Bancos, B3, Pix e outros serviços: o que funciona no Feriado de Tiradentes 2026

Sem pregão na terça-feira (21), feriado adia liquidações e muda prazos de pagamentos

17/04/2026 | 14h47 | Por Igor Markevich
Brasil nada contra a maré e sustenta saldo positivo mesmo com choque de energia, aponta BTG
Mercado
Brasil nada contra a maré e sustenta saldo positivo mesmo com choque de energia, aponta BTG

Com saldo comercial positivo em energia e reservas robustas, País ganha vantagem rara, sustenta o real e se diferencia em meio à crise global

17/04/2026 | 14h32 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador