• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Petrobras: O maior ganhador de dividendos é o próprio acionista

O presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, destacou que a nação ganha quando a companhia paga tributos

Por E-Investidor

14/09/2021 | 12:53 Atualização: 14/09/2021 | 12:53

Bom para o investidor, ruim para o motorista: o preço do dólar eleva o preço do combustível no mercado doméstico (Foto: Rafapress/Shutterstock)
Bom para o investidor, ruim para o motorista: o preço do dólar eleva o preço do combustível no mercado doméstico (Foto: Rafapress/Shutterstock)

(Reuters) – Em momento de preços altos de combustíveis e crise energética, o Brasil pode sim contar com a Petrobras, disse o presidente-executivo da empresa, Joaquim Silva e Luna, destacando que a nação ganha quando a companhia paga dividendos e tributos.

Leia mais:
  • Governo pode influenciar nas ações da Petrobras?
  • Entenda o que pensam os investidores sobre a Reforma Tributária
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O povo brasileiro pode contar com a Petrobras, ninguém tenha dúvidas. Ela tem ações no mercado, mas ela é totalmente focada, quando ela consegue produzir dividendos, o maior ganhador de dividendos é o próprio acionista majoritário”, comentou Luna, em referência à União.

Em audiência na Câmara dos Deputados, ele disse que a Petrobras sendo uma “empresa forte contribui mais para o Brasil, particularmente nestes tempos desafiadores”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os comentários, feitos nas primeiras participações de Luna na audiência em meio a uma série de questionamentos e críticas de deputados sobre a política de preços da empresa, ocorreram após o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), dizer na véspera que a “Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas”.

Lira ainda falou que está “tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha”.

Tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha. O que a Petrobras tem a ver com isso? Amanhã, a partir das 9h, o plenário vira Comissão Geral para questionar o peso dos preços da empresa no bolso de todos nós.  A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas.

— Arthur Lira (@ArthurLira_) September 13, 2021

Já Luna citou ainda que a empresa “é uma organização social” e que “não está isenta de nada disso, e contribui naquilo que ela pode fazer”.

Publicidade

“Diariamente trabalhamos sobre estes temas dentro da empresa, produzir petróleo sim, mas se colocar dentro do contexto da sociedade do Brasil, sim também, ou até mais do que isso”, destacou.

A Petrobras tem por política seguir os preços internacionais do petróleo, com uma paridade de cotações que leva em conta também fatores como o câmbio.

As ações da companhia operavam em baixa de cerca de 1% por volta das 11:30, enquanto o Ibovespa tinha uma certa estabilidade no mesmo horário e o petróleo Brent subia 0,44%.

Terminal na Bahia

Luna disse ainda que a Petrobras espera fechar na quarta-feira (15) um acordo para arrendar o terminal de regaseificação na Bahia, citando um dos movimentos da empresa que colaboram para ampliar a oferta de gás para termelétricas.

A declaração do executivo na audiência está em linha com reportagem da Reuters, publicada na véspera, de que o acordo deveria ser concluído nos próximos dias.

Publicidade

A nova empresa que vai assumir o terminal de GNL na Bahia irá instalar um navio no local, permitindo então que a Petrobras desloque seu navio regaseificador da unidade baiana para o Terminal de Regaseificação de GNL de Pecém, no Ceará.

Luna disse ainda que a parada programada para manutenção da plataforma de Mexilhão, importante produtora de gás, deverá estar concluída em 30 de setembro, antes dos meses em que os reservatórios das hidrelétricas ficam mais baixos para voltarem a se recuperar posteriormente com a chegada das chuvas.

A Petrobras disse anteriormente que as atividades da parada programada de Mexilhão e do gasoduto Rota 1, que escoa o gás produzido no campo e em outras plataformas da Bacia de Santos, estavam previstas para ocorrer até 28 de setembro.

De acordo com Luna, a parada de Mexilhão foi comunicada previamente às autoridades do setor elétrico, para que todas as ações fossem coordenadas, minimizando impactos.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Combustível
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dividendos
  • Empresas
  • Petrobras
Cotações
01/04/2026 4h37 (delay 15min)
Câmbio
01/04/2026 4h37 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Turbulência no Tesouro: oportunidades e riscos dos títulos públicos com guerra, leilões e circuit breakers

  • 2

    Ouro cai com guerra no Irã, pressiona ETFs e desafia tese de “porto seguro”

  • 3

    Ouro, dólar e bitcoin: o que funciona como proteção e o que representa ativo de risco?

  • 4

    Ibovespa hoje ignora guerra e sobe acima de 182 mil pontos, com impulso das ações da Petrobras e da Vale

  • 5

    Ibovespa hoje sobe com aposta em fim da guerra; Vale (VALE3) salta mais de 3%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: quando o bloqueio do benefício pode acontecer?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: quando o bloqueio do benefício pode acontecer?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade: quem pode solicitar o benefício em 2026?
Logo E-Investidor
Salário-maternidade: quem pode solicitar o benefício em 2026?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (31)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (31)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (31)?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
Salário-maternidade rural: passo a passo para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: mercado inicia abril de olho no petróleo, na guerra e em dados dos EUA
Mercado
Ibovespa hoje: mercado inicia abril de olho no petróleo, na guerra e em dados dos EUA

Investidores monitoram commodity, sinais sobre o conflito no Oriente Médio e dados de atividade e emprego nos EUA; no Brasil, PMI industrial e fluxo cambial estão no foco

01/04/2026 | 04h30 | Por Ana Ayub
Ibovespa hoje: Natura (NATU3) lidera ganhos e Prio (PRIO3) despenca mais de 8%
Mercado
Ibovespa hoje: Natura (NATU3) lidera ganhos e Prio (PRIO3) despenca mais de 8%

Petróleo fechou em queda após sinais mais concretos de desescalada no conflito entre EUA e Irã

31/03/2026 | 18h41 | Por Beatriz Rocha
Bradesco BBI classifica balanço da JHSF (JHSF3) como sólido e com valor patrimonial 100% acima da ação
Mercado
Bradesco BBI classifica balanço da JHSF (JHSF3) como sólido e com valor patrimonial 100% acima da ação

Analistas do banco destacaram que o avanço nos resultados da companhia foram puxados pela venda de estoques de imóveis

31/03/2026 | 14h43 | Por Circe Bonatelli
Balanço do 4º trimestre: JHSF (JHSF3) tem alta de 138% no lucro líquido em um ano
Mercado
Balanço do 4º trimestre: JHSF (JHSF3) tem alta de 138% no lucro líquido em um ano

Esse resultado corresponde a um lucro líquido de R$ 978,3 milhões atingindo pela companhia

31/03/2026 | 13h06 | Por Circe Bonatelli

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador