Mercado

China diz a Evergrande para evitar calote de títulos em dólar

Os reguladores disseram que a empresa deveria se comunicar proativamente com os credores

China diz a Evergrande para evitar calote de títulos em dólar
O retorno de um diálogo amigável entre EUA e China pode gerar inúmeras expectativas positivas de manutenção das tensões num nível baixo Foto: Rustamxakim/Shutterstock
  • O Wall Street Journal noticiou separadamente nesta quinta-feira (23) que as autoridades chinesas estavam pedindo aos governos locais que se preparassem para possível quebra da Evergrande
  • O presidente da Evergrande, Hui Ka Yan, instou seus executivos na noite de quarta-feira (22) a garantir a entrega de propriedades de qualidade e o resgate de seus produtos de gestão de fortunas

Reguladores chineses pediram ao China Evergrande Group para evitar um calote de curto prazo em seus títulos denomidados em dólar, informou a Bloomberg Law nesta quinta-feira (23), data em que a endividada incorporadora imobiliária deve fazer pagamento de juros de sua dívida “offshore”.

Em uma reunião recente com a Evergrande, os reguladores disseram que a empresa deveria se comunicar proativamente com os detentores de títulos para evitar inadimplência, mas não deu uma orientação mais específica, informou a agência.

O Wall Street Journal noticiou separadamente nesta quinta-feira (23) que as autoridades chinesas estavam pedindo aos governos locais que se preparassem para possível quebra da Evergrande, citando autoridades familiarizadas com as discussões.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os governos locais foram obrigados a reunir grupos de contadores e especialistas jurídicos para examinar as finanças em torno das operações da Evergrande em suas respectivas regiões, disse o jornal.

Eles também foram obrigados a conversar com incorporadoras estatais e privadas locais para se prepararem para assumir projetos e formar equipes de aplicação da lei para monitorar a ira pública e os chamados incidentes em massa, um eufemismo para protestos, disse o WSJ.

Um porta-voz da Evergrande, a segunda maior incorporadora imobiliária da China, se recusou a comentar as duas reportagens.

O presidente da Evergrande, Hui Ka Yan, instou seus executivos na noite de quarta-feira (22) a garantir a entrega de propriedades de qualidade e o resgate de seus produtos de gestão de fortunas, que normalmente são mantidos por milhões de investidores individuais na China.

Ele não mencionou a dívida “offshore” da empresa.

Publicidade

Analistas disseram que as medidas enfatizaram a pressão política sobre a Evergrande, cujos passivos chegam a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) da China, para conter as consequências de sua crise de crédito e proteger pequenos investidores em detrimento dos credores profissionais.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos