

Os clientes do PicPay terão 32 fundos de previdência privada disponíveis para investimento na prateleira da instituição financeira. O lançamento foi feito esta semana em parceria com a Icatu Seguros, uma das maiores seguradoras independentes do País, que disponibilizou os produtos para a fintech. A contratação da previdência já está disponível no aplicativo do banco digital a toda a base de usuários, segundo informações enviadas com exclusividade ao E-Investidor.
De acordo com o PicPay, as estratégias dos fundos são variadas e adaptadas para cada perfil de investidor, do conservador ao moderado, com planos PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
O PGBL é uma modalidade de plano de previdência geralmente adotada por quem entrega a declaração completa do Imposto de Renda (IR) e possui despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação. Nesta categoria, o valor investido no plano pode deduzir em até 12% a renda tributável no IR.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já o VGBL é indicado para pessoas com faixa de renda mais baixa, que são isentas de IR ou fazem a declaração simplificada. A vantagem desse segundo tipo de plano de previdência é que, no momento do resgate, o imposto é cobrado só sobre os rendimentos e não sobre total investido.
Além disso, os fundos de previdência facilitam o planejamento sucessório, já que os herdeiros podem ter acesso aos recursos sem a necessidade de inventário. Este produto também não possui “come-cotas”, o imposto cobrado duas vezes ao ano em fundos de investimento tradicionais. A novidade faz parte da estratégia do PicPay para diversificação de receitas e expansão de portfólio.
“Os brasileiros estão cada vez mais atentos à importância de planejar o futuro financeiro, e nossa solução de previdência conecta o futuro ao presente de maneira prática e acessível. Democratizamos o acesso a investimentos de alta qualidade, com fundos de gestores renomados, alinhados à nossa estratégia de oferecer a melhor experiência para todos os perfis de clientes”, afirma Rodrigo Penteado, diretor de serviços financeiros para pessoas físicas do PicPay. Entre essas gestoras, estão casas como Verde Asset Management, SPX, AZ Quest e Truxt.
Vale lembrar que, em janeiro, a companhia anunciou a chegada da economista Camilla Chiarentin como executiva de investimentos, com a missão de fortalecer princípios do PicPay entre seus clientes e reforçar a presença no segmento de alta renda.
Publicidade
A área de investimentos da instituição já conta com aplicações de renda fixa, como CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), LCIs e LCAs (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio), além de fundos de investimento e produtos alternativos, como o “peer-to-peer lending” para empresas – ou seja, os usuários podem usar a plataforma do PicPay para fazer empréstimos a companhias por meio do app do banco.
De acordo com Guilherme Hinrichsen, vice-presidente comercial da Icatu Seguros, a parceria com o PicPay reafirma a estratégia da seguradora de ampliar o acesso à previdência privada. “Essencial para um bom planejamento de médio e longo prazo, esse produto traz benefícios que se destacam frente a outros investimentos, além de promover segurança financeira para diferentes perfis de investidores”, diz Hinrichsen. “Juntos, queremos levar essa experiência para ainda mais brasileiros.”