• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Como a alta da inflação pode afetar os investimentos

Os olhos dos investidores podem voltar-se mais atentamente aos ativos de renda fixa

Por Rebeca Soares

29/06/2021 | 3:00 Atualização: 29/06/2021 | 14:57

Para evitar muitas perdas, é importante saber como se proteger da inflação.(Foto: Envato). Foto: Patpitchaya/Shutterstock
Para evitar muitas perdas, é importante saber como se proteger da inflação.(Foto: Envato). Foto: Patpitchaya/Shutterstock

As atualizações do cenário econômico do País, divulgadas pelo Boletim Focus, apontam uma inflação maior para a economia do País. Na edição publicada nesta segunda-feira (28), a projeção para o IPCA passou de 5,90% para 5,97%. Apesar da elevação da inflação, a taxa de juros (Selic) permanece com expectativa de 6,5% para o fim do ano.

Leia mais:
  • ‘Perspectiva é que se restaure o juro real positivo do País’, diz economista
  • Selic a 4,25%: como ficam os investimentos?
  • Focus: Selic no fim de 2021 passa de 6,25% ao ano para 6,50%
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com Selic e inflação mais altas, os olhos dos investidores podem voltar-se mais atentamente aos ativos de renda fixa, seja prefixado ou pós-fixado, já que esses investimentos rendem com base na taxa de juros (Selic) e pela medida de inflação (IPCA).

Simone Faganello, analista de produtos de renda fixa da Ágora Investimentos, sugere que o investidor busque calcular o valor do juro real, ou seja, a taxa de juros menos a inflação. “Há CDBs, LCAs e LCIs que pagam a variação da inflação. Além disso, existem os papéis mais arriscados de renda fixa que remuneram um pouco melhor em relação a essa diferença entre juros e inflação, que são os de crédito privado como debêntures, CRIs e CRAs”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O especialista em investimentos da Genial Investimentos, Luigi Wis, destaca que os ativos de renda fixa atrelados à inflação, ou seja, que têm o IPCA como base, como CDB, Tesouro Direto e Debêntures, funcionam como proteção. “O investidor deve procurar alternativas atreladas ao IPCA para proteger-se de uma alta da inflação, tendo cuidado com os pós-fixados de curto prazo atrelados à taxa Selic”, alerta Wis.

Pedro Vendramini, economista da One Investimentos, comenta que o aumento da inflação não é uma surpresa para o mercado nacional ou internacional, visto o período de crise sanitária que resultou no fechamento de fábricas e serviços, além da distribuição de renda do governo federal para garantir necessidades básicas das pessoas de baixa renda.

Ele destaca que a Selic esteve em mínimas históricas desde agosto de 2020 até janeiro deste ano, o que causou forte migração para os investimentos de renda variável durante a pandemia, já que a renda fixa não cobria os juros reais.

“É preciso ter no radar as decisões das autoridades monetárias para equilibrar juros e inflação. Em um cenário inflacionário, quando o BC mantém juros próximos a zero por muito tempo, o juro real (descontado da inflação) fica negativo, causando um cenário menos atrativo para a renda fixa”, diz Vendramini.

Publicidade

Para os próximos encontros, o Copom espera continuar a “normalização” da economia após a crise advinda da pandemia. O Comitê reconhece a possibilidade de uma deterioração das expectativas de inflação, o que pode resultar na redução de estímulos monetários. Entretanto, outras variáveis serão decisivas, como a evolução da atividade econômica, o balanço de riscos e como esses fatores podem afetar as projeções de inflação.

Renda Variável e Inflação

De acordo com os analistas do mercado financeiro, as ações não tendem a sofrer grandes impactos com o aumento da inflação. Como as empresas listadas na Bolsa já são consolidadas, elas conseguem repassar o aumento do preço para o consumidor final. O que pode, inclusive, gerar mais renda para as companhias.

“Alguns setores, como empresas do setor imobiliário podem sofrer mais. Entretanto, o mercado de ações em geral não deve sentir tanta influência com o aumento da inflação. A não ser que se prolongue mais do que o esperado”, comenta Luigi Wis.

Segundo Vendramini, a expectativa de ajuste da inflação, resulta em juro real de longo prazo maior. “Quando a relação entre juros e inflação está ajustada, o juro real de longo prazo tende a estabilizar em níveis mais baixos, o que compromete os retornos”, explica o economista da One Investimento.

Ele complementa que a taxa de juros elevada pode descontar no valor das empresas de utilidades (energia, água e saneamento), por terem fluxo de caixa mais constante. Por outro lado, as companhias do setor imobiliário podem ser beneficiadas com os juros de longo prazo menores.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Banco Central
  • Conteúdo E-Investidor
  • Copom
  • Inflação
  • Renda fixa
  • Taxa Selic
Cotações
06/03/2026 13h01 (delay 15min)
Câmbio
06/03/2026 13h01 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Carteiras recomendadas de março: bancos e corretoras apostam em seletividade após rali de 17% do Ibovespa

  • 2

    “Da Conta Delas” estreia com debate sobre dinheiro, autonomia e os tabus que cercam as mulheres

  • 3

    Guerra no Oriente Médio muda rumo do dólar e pressiona o Brasil; cotação pode chegar a R$ 5,50

  • 4

    Ibovespa hoje tem 2ª maior queda diária do ano e só 7 ações fecham em alta

  • 5

    Dinheiro é poder: especialistas explicam como a autonomia financeira amplia a liberdade das mulheres

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o O Dia da Mulher é feriado nacional?
Logo E-Investidor
O Dia da Mulher é feriado nacional?
Imagem principal sobre o Aposentados INSS: qual grupo recebe hoje (06)?
Logo E-Investidor
Aposentados INSS: qual grupo recebe hoje (06)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: para quem é disponibilizado o comprovante de rendimentos?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: para quem é disponibilizado o comprovante de rendimentos?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 8 despesas médicas que não são dedutíveis
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 8 despesas médicas que não são dedutíveis
Imagem principal sobre o Saque calamidade do FGTS: moradores de locais com deslizamentos de terra têm direito ao saque?
Logo E-Investidor
Saque calamidade do FGTS: moradores de locais com deslizamentos de terra têm direito ao saque?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos?
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (05)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (05)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é o informe de rendimentos do INSS?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é o informe de rendimentos do INSS?
Últimas: Mercado
Petrobras (PETR4): geração de caixa surpreende no 4T25 e bancos reiteram call de compra
Mercado
Petrobras (PETR4): geração de caixa surpreende no 4T25 e bancos reiteram call de compra

Ebitda e lucro vieram em linha com expectativa, mas distribuição de dividendos surpreendeu; bancos destacam resiliência operacional da estatal em meio à baixa do petróleo em 2025

06/03/2026 | 12h18 | Por Luíza Lanza
Oi (OIBR3) confirma proposta abaixo do mínimo para arrematar sua fatia na V. Tal sem citar BTG
Mercado
Oi (OIBR3) confirma proposta abaixo do mínimo para arrematar sua fatia na V. Tal sem citar BTG

Oi não informou o autor da proposta. Broadcast antecipou a informação e, segundo fontes, o lance teria partido de veículos de investimentos do BTG.

06/03/2026 | 12h12 | Por E-Investidor
Renner (LREN3) tem resultados em linha no 4TRI25, com dinâmicas sólidas no varejo, diz XP
Mercado
Renner (LREN3) tem resultados em linha no 4TRI25, com dinâmicas sólidas no varejo, diz XP

Para a corretora, o balanço reforça sua visão construtiva e por isso, a recomendação de compra foi mantida.

06/03/2026 | 11h44 | Por Cecília Mayrink
Petrobras (PETR3; PETR4) sobe 2,7% após balanço; analistas destacam geração de caixa no 4T25; confira a recepção do mercado
Mercado
Petrobras (PETR3; PETR4) sobe 2,7% após balanço; analistas destacam geração de caixa no 4T25; confira a recepção do mercado

Relatórios de Citi, Safra, XP, Suno Research e Itaú BBA apontam resultado em linha com estimativas, com atenção do mercado voltada ao capex e à política de preços de combustíveis

06/03/2026 | 11h37 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador