EURO R$ 6,20 -1,69% MGLU3 R$ 6,41 +8,83% BBDC4 R$ 21,23 -0,66% DÓLAR R$ 5,46 -1,86% ABEV3 R$ 14,49 -0,62% IBOVESPA 108.227,89 pts +1,46% PETR4 R$ 31,63 -0,03% ITUB4 R$ 23,58 -0,25% VALE3 R$ 88,17 +2,16% GGBR4 R$ 29,03 +1,50%
EURO R$ 6,20 -1,69% MGLU3 R$ 6,41 +8,83% BBDC4 R$ 21,23 -0,66% DÓLAR R$ 5,46 -1,86% ABEV3 R$ 14,49 -0,62% IBOVESPA 108.227,89 pts +1,46% PETR4 R$ 31,63 -0,03% ITUB4 R$ 23,58 -0,25% VALE3 R$ 88,17 +2,16% GGBR4 R$ 29,03 +1,50%
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Mercado

Custo de fraudes no Brasil é o mais elevado da América Latina

O relatório O Real Custo das Fraudes ouviu executivos dos setores de varejo, e-commerce e serviços financeiros

Foto: Pixabay
  • Na América Latina, o custo médio de uma transação fraudulenta é de 3,68 vezes o valor da transação, no Brasil, o valor é de 3,86
  • No mundo, instituições financeiras chegam a gastar um montante de US$ 213,9 bilhões do compliance para combater crimes financeiros
  • Em relação à média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês, o Brasil foi o único país que demostrou diminuição, de 691 para 649

Enquanto na América Latina o custo médio de uma transação fraudulenta é de 3,68 vezes o valor da operação, no Brasil o valor é de 3,86. É o que constatou o relatório “O Real Custo das Fraude”, realizado pela LexisNexis Risk Solutions.

Com respostas de 454 executivos dos setores de varejo, e-commerce e serviços financeiros, o estudo afirma que a ampliação do comércio digital e de transações on-line na pandemia causou também aceleração de fraudes.

Os números são obtidos a partir do indicador LexisNexis Fraud Multiplier, responsável por avaliar o total da perda que uma empresa sofre com base no valor real em dólares de uma transação fraudulenta.

Custo das fraudes: LexisNexis Fraud Multiplier™
20212019
Brasil3,863,61
Argentina3,623,35
Chile3,633,52
Colômbia3,583,29
México3,753,55
América Latina3,683,46
Fonte: LexisNexis Risk Solutions

 

“O custo da fraude inclui perdas relacionadas ao valor nominal da transação pela qual as empresas são responsáveis, bem como taxas e juros incorridos, penalidades e honorários advocatícios, mão de obra, custos de investigação e custos externos de recuperação”, explica a empresa em relatório.

Um outro estudo da companhia também apontou que, no mundo, instituições financeiras chegam a gastar um montante de US$ 213,9 bilhões do compliance contra crimes financeiros.

Custos das fraudes por canal de empresas de serviços financeiros
Lojas online34%
Móvel30%
Presencial21%
Telefone13%
Outros7%
Fonte: LexisNexis Risk Solutions

Tipo de fraudes

De acordo com o estudo, o aumento do valor é reflexo de fatores como o maior uso de plataformas digitais para pagamentos. Aliado a isso, uma outra conclusão da pesquisa é de que as fraudes estão mais sofisticadas e complexas, incluindo o uso de identidades sintéticas e vinculação de diversos dispositivos, além de ataques de bots.

Ainda fazendo paralelo com a pandemia, a pesquisa mostra que instituições financeiras e e-commerces não estavam preparadas para o crescimento abrupto.

Uma das principais preocupações é a fraude de identidade nos dispositivos. Comparando com números da pesquisa anterior, em 2019, o percentual de custos de fraudes para instituições financeiras cresceu em países como México, Colômbia e Argentina, e também é considerado alto para os e-commerces no Brasil, Chile e Colômbia.

Em relação à média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês, o Brasil foi o único país que demostrou diminuição, de 691 para 649.

Média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês
20212019
Brasil649691
Argentina671536
Chile629564
Colômbia725491
México625562
América Latina624598
Fonte: LexisNexis Risk Solutions

 

De acordo com Rafael Costa Abreu, diretor de fraude e identidade da LexisNexis Risk Solutions, os comerciantes e empresas de serviços financeiros da podem ajudar a prevenir fraudes. “É possível reduzir o custo da fraude e equilibrar melhor o atrito com o cliente por meio das melhores práticas de segurança cibernética, que incluem uma abordagem de solução em várias camadas”, afirma.

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