O que este conteúdo fez por você?
- Na América Latina, o custo médio de uma transação fraudulenta é de 3,68 vezes o valor da transação, no Brasil, o valor é de 3,86
- No mundo, instituições financeiras chegam a gastar um montante de US$ 213,9 bilhões do compliance para combater crimes financeiros
- Em relação à média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês, o Brasil foi o único país que demostrou diminuição, de 691 para 649
Enquanto na América Latina o custo médio de uma transação fraudulenta é de 3,68 vezes o valor da operação, no Brasil o valor é de 3,86. É o que constatou o relatório “O Real Custo das Fraude”, realizado pela LexisNexis Risk Solutions.
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Com respostas de 454 executivos dos setores de varejo, e-commerce e serviços financeiros, o estudo afirma que a ampliação do comércio digital e de transações on-line na pandemia causou também aceleração de fraudes.
Os números são obtidos a partir do indicador LexisNexis Fraud Multiplier, responsável por avaliar o total da perda que uma empresa sofre com base no valor real em dólares de uma transação fraudulenta.
Custo das fraudes: LexisNexis Fraud Multiplier™ | ||
2021 | 2019 | |
Brasil | 3,86 | 3,61 |
Argentina | 3,62 | 3,35 |
Chile | 3,63 | 3,52 |
Colômbia | 3,58 | 3,29 |
México | 3,75 | 3,55 |
América Latina | 3,68 | 3,46 |
Fonte: LexisNexis Risk Solutions |
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“O custo da fraude inclui perdas relacionadas ao valor nominal da transação pela qual as empresas são responsáveis, bem como taxas e juros incorridos, penalidades e honorários advocatícios, mão de obra, custos de investigação e custos externos de recuperação”, explica a empresa em relatório.
Um outro estudo da companhia também apontou que, no mundo, instituições financeiras chegam a gastar um montante de US$ 213,9 bilhões do compliance contra crimes financeiros.
Custos das fraudes por canal de empresas de serviços financeiros | |
Lojas online | 34% |
Móvel | 30% |
Presencial | 21% |
Telefone | 13% |
Outros | 7% |
Fonte: LexisNexis Risk Solutions |
Tipo de fraudes
De acordo com o estudo, o aumento do valor é reflexo de fatores como o maior uso de plataformas digitais para pagamentos. Aliado a isso, uma outra conclusão da pesquisa é de que as fraudes estão mais sofisticadas e complexas, incluindo o uso de identidades sintéticas e vinculação de diversos dispositivos, além de ataques de bots.
Ainda fazendo paralelo com a pandemia, a pesquisa mostra que instituições financeiras e e-commerces não estavam preparadas para o crescimento abrupto.
Uma das principais preocupações é a fraude de identidade nos dispositivos. Comparando com números da pesquisa anterior, em 2019, o percentual de custos de fraudes para instituições financeiras cresceu em países como México, Colômbia e Argentina, e também é considerado alto para os e-commerces no Brasil, Chile e Colômbia.
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Em relação à média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês, o Brasil foi o único país que demostrou diminuição, de 691 para 649.
Média de operações de fraudes bem-sucedidas relatadas por mês | ||
2021 | 2019 | |
Brasil | 649 | 691 |
Argentina | 671 | 536 |
Chile | 629 | 564 |
Colômbia | 725 | 491 |
México | 625 | 562 |
América Latina | 624 | 598 |
Fonte: LexisNexis Risk Solutions |
De acordo com Rafael Costa Abreu, diretor de fraude e identidade da LexisNexis Risk Solutions, os comerciantes e empresas de serviços financeiros da podem ajudar a prevenir fraudes. “É possível reduzir o custo da fraude e equilibrar melhor o atrito com o cliente por meio das melhores práticas de segurança cibernética, que incluem uma abordagem de solução em várias camadas”, afirma.