• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Como o mercado financeiro reagiu ao discurso de Lula na COP 27

Logo após a fala do presidente eleito, às 13h10, o Ibovespa caía 2,30%, aos 110.554,47 pontos

Por Luíza Lanza

16/11/2022 | 16:25 Atualização: 16/11/2022 | 17:51

Lula discursou por quase 30 minutos na COP-27, realizada no Egito, na primeira viagem internacional após a eleição. Foto: Nariman El-Mofty/AP
Lula discursou por quase 30 minutos na COP-27, realizada no Egito, na primeira viagem internacional após a eleição. Foto: Nariman El-Mofty/AP

“A frase que mais tenho ouvido dos líderes de diferentes países é a seguinte: ‘O mundo sente saudade do Brasil’. Quero dizer que o Brasil está de volta”. Essa foi a mensagem principal do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (16), na Cúpula do Clima (COP-27) da Organização das Nações (ONU), em Sharm el-Sheik, no Egito.

Leia mais:
  • Bradesco prevê meio trilhão em ofertas de ações no primeiro ano de Lula
  • COP27: entenda por que o “clima” mudou para o Brasil
  • Bolsas estão em posição única para impulsionar ESG, diz RepRisk
  • Eleição: por que ações ambientais são importantes para a Bolsa?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lula foi convidado a participar do evento pelo presidente do país sede, Abdel Fattah El Sisi, e era aguardado com expectativa por líderes de todo o mundo. Não só para representar o Brasil, visto que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceria, mas também para retomar o protagonismo brasileiro na agenda de sustentabilidade ambiental, que ficou de lado nos últimos quatro anos.

No pronunciamento de quase 30 minutos, o presidente eleito do Brasil falou sobre o desafio de enfrentar o aquecimento global em meio a múltiplas crises e cobrou ajuda financeira de países desenvolvidos às nações mais vulneráveis, com cumprimento de acordos já firmados em conferências anteriores. Com críticas duras à gestão de Bolsonaro, Lula falou ainda que o combate à mudança climática terá “o mais alto perfil na estrutura do próximo governo”, repetindo a promessa de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. Veja mais detalhes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta quinta-feira, no Brasil, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou os últimos nomes que faltavam para compor a equipe de transição entre os governos. Entre eles, estão Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, e Joenia Wapichana, primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil e cotada como um das principais apostas para assumir o novo Ministério dos Povos Originários.

A visão do mercado

Mas se no Egito Lula foi ovacionado pela plateia de cerca de 300 pessoas que o assistiu discursar, por aqui a defesa do debate ambiental passou batida na Bolsa de Valores. Logo após a fala do presidente eleito, às 13h10, o Ibovespa caía 2,30%, aos 110.554,47 pontos.

“O mercado ficou indiferente ao discurso do Lula na COP 27”, diz Juan Espinhel, especialista em investimentos da Ivest. “Tinha bastante coisa acontecendo fora a conferência, principalmente com o petróleo caindo lá fora e a incerteza com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição”, explica.

O foco do mercado agora está na discussão fiscal e como o novo governo fará para financiar todos os programas sociais prometidos. Uma incerteza que tem penalizado a Bolsa brasileira nas últimas semanas. “O movimentos observados na sessão de hoje, com a bolsa operando com forte baixa e os juros futuros em alta, sugerem que as atenções se concentram, na verdade, nos rumores sobre possíveis nomes para o Ministério da Fazenda, ou até mesmo a exclusão dos pagamentos de benefícios sociais do teto de gastos pelos próximos quatro anos”, destaca Matheus Pizzani, economista da CM Capital.

Veja o que dizem fontes do mercado financeiro:

Alexandre Milen, CEO da Harami Research

“No que tange ao que pode acontecer no mercado financeiro de investimentos, tanto mundial quanto aqui no Brasil, acreditamos que não teve algum impacto bem importante, até porque todo mundo já conhece o Lula. Já conhece os dois mandatos que ele teve, as políticas que ele aplicava e ele não trouxe muitas novidades. Ficou faltando até informar quem deve ser o próximo ministro do Meio Ambiente. Então acreditamos que em relação ao mercado isso não vai afetar nada”.

Alexsandro Nishimura, economista e sócio da BRA BS

“A fala do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na COP 27, não trouxe novidades de impacto sobre os ativos, que repercutiram mais as preocupações com a situação fiscal, conforme noticiário sobre novos nomes da equipe de transição e sobre o texto da PEC. Especulações como o anúncio de Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda não se confirmaram, com um discurso que entendo como protocolar ao ‘core’ (foco principal) da conferência.

Publicidade

As preocupações com a situação fiscal do governo foram mais preponderantes sobre o desempenho do mercado, conforme saíram notícias sobre novos nomes da equipe de transição e sobre o texto da PEC, que tinha previsão de ser anunciada ao final do dia. O noticiário falou em gastos extras de R$ 175 bilhões para bancar programas sociais em 2023, com a manutenção do Auxílio Brasil fora do teto de gastos por quatro anos”.

Juan Espinhel, especialista em investimentos da Ivest

“O mercado ficou indiferente ao discurso do Lula na COP 27. Tinha bastante coisa acontecendo fora a conferência, principalmente com o petróleo caindo lá fora e a incerteza com a PEC da Transição.

Alguns pontos que ele fala, principalmente sobre o investimento internacional, podem ter algum impacto ou repercussão, mas ainda é cedo. A gente não sabe nem quem vai ser a equipe ainda, então isso é pouco para fazer preço. De maneira geral, a sinalização em relação a colocar o Brasil de volta nas relações internacionais é positiva. Uma postura que já era esperada pelo mercado e que tende a ser bom no médio e no longo prazos para o País. Mas hoje, de fato, o mercado ficou indiferente.”

Matheus Pizzani, economista da CM Capital

“Elementos em seu discurso sugerem uma condução mais moderada não só da economia, mas da política como um todo. A exemplo da menção de ser necessário estabelecer uma parceria com o agronegócio, permitindo que o desenvolvimento do setor seja conciliado com maior proteção ambiental, ou até mesmo a necessidade de maior integração do Brasil com o mundo, movimento que pode beneficiar o País por meio do aumento da entrada de capital estrangeiro no Brasil.

Apesar disso, o mercado segue cauteloso em relação aos próximos passos que devem ser dados pelo governo de transição. Os movimentos observados na sessão de hoje, com a Bolsa operando com forte baixa e os juros futuros em alta, sugerem que as atenções se concentram, na verdade, nos rumores sobre possíveis nomes para o Ministério da Fazenda ou até mesmo a exclusão dos pagamentos de benefícios sociais do teto de gastos pelos próximos quatro anos.”

Régis Chinchila e Luiz Novaes, equipe de análise da Terra Investimentos

“O discurso do Lula não gerou uma reação nítida no mercado, pois os temas abordados pelo governante não têm impacto no curto prazo. A visita do novo presidente ao evento gera expectativa no mercado pela possibilidade de algum anúncio que tenha uma grande influência nos próximos anos, como a indicação de um ministro ou projeto com termos mais detalhados. A PEC ainda é o principal ponto de atenção dos investidores tendo em vista seu potencial sobre o crescimento da inflação nos próximos anos e, consequentemente, no aumento dos juros.”

Ricardo Carneiro, operador de renda variável da WIT Invest

“O discurso de hoje do presidente recém-eleito Luiz Inácio da Silva durante as atividades da COP-27 não trouxe grandes novidades. Lula foi bem enfático em demarcar o fim do governo Bolsonaro e a reversão de várias políticas, além de reafirmar a volta do Brasil para o plano internacional como um país cooperador.

Também reiterou o compromisso do Brasil com o combate crime ambiental e ao desmatamento, além de ressaltar que no País existem inúmeras oportunidades para investimento em energia renovável, o que é uma ótima sinalização para investidores estrangeiros e possíveis projetos nesse nicho.

Publicidade

Do ponto de vista de sinalização para o mercado, não houve nenhuma grande novidade, todas as pautas levantadas já foram tratadas mais de uma vez. Além disso, o mercado está muito mais atento à possível divulgação da PEC da Transição e suas consequências para a política fiscal de 2023.”

*Colaboraram Artur Nicoceli e Maria Clara Matos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
  • Mercado financeiro
  • Sustentabilidade
Cotações
11/12/2025 17h02 (delay 15min)
Câmbio
11/12/2025 17h02 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    XP e BTG devem responder por venda de CDB do Master?

  • 2

    Gerdau: como tarifas dos EUA e o aço chinês estão afetando a siderúrgica brasileira

  • 3

    14 instituições de previdência aplicaram em fundo imobiliário do Master que já perdeu 70% de valor de mercado

  • 4

    Copom segura Selic a 15%: onde investir agora e como se preparar para o possível corte de juros em 2026

  • 5

    Ele comprou apartamento à vista, mas imóvel vai a leilão; o caso que acende alerta para quem compra na planta

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: dá para consultar calendário de pagamento no aplicativo?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: dá para consultar calendário de pagamento no aplicativo?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja passo a passo simples de como fazer bolão
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja passo a passo simples de como fazer bolão
Imagem principal sobre o Metrô de São Paulo 24h: saiba se bilheterias irão funcionar de madrugada
Logo E-Investidor
Metrô de São Paulo 24h: saiba se bilheterias irão funcionar de madrugada
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (11/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (11/12)
Imagem principal sobre o 13º salário: trabalhador rural também recebe benefício? Entenda
Logo E-Investidor
13º salário: trabalhador rural também recebe benefício? Entenda
Imagem principal sobre o Loteria Federal: confira o valor do prêmio do sorteio especial de Natal
Logo E-Investidor
Loteria Federal: confira o valor do prêmio do sorteio especial de Natal
Imagem principal sobre o Resultado da Quina 6899: HORÁRIO DIFERENTE HOJE (10); veja quando será o sorteio
Logo E-Investidor
Resultado da Quina 6899: HORÁRIO DIFERENTE HOJE (10); veja quando será o sorteio
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: até que horas é permitido fazer bolão nos R$ 850 milhões?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: até que horas é permitido fazer bolão nos R$ 850 milhões?
Últimas: Mercado
Mercados globais sem direção: futuros em NY caem após alerta da Oracle, enquanto Europa avança
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais sem direção: futuros em NY caem após alerta da Oracle, enquanto Europa avança

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Ibovespa hoje sobe pós-Fed e Copom; dados de varejo também ganham destaque
Mercado
Ibovespa hoje sobe pós-Fed e Copom; dados de varejo também ganham destaque

Nos EUA, o Fed cortou os juros em 25 pontos-base. Já no Brasil, Copom manteve Selic em 15% ao ano

11/12/2025 | 04h30 | Por Igor Markevich, Camilly Rosaboni e Beatriz Rocha
14 instituições de previdência aplicaram em fundo imobiliário do Master que já perdeu 70% de valor de mercado
Mercado
14 instituições de previdência aplicaram em fundo imobiliário do Master que já perdeu 70% de valor de mercado

Fundo Macam Shopping, administrado pela Master Corretora e gerido pela BlueMac, teve contas de 2024 reprovadas. Procurada, a Master não se manifestou e a BlueMac diz que patrimônio performa bem apesar da queda das cotas. Com exceção do Instituto de Previdência de Silva Jardim (IPSJ), demais fundos não comentaram

11/12/2025 | 02h00 | Por Jenne Andrade
Ibovespa hoje: CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) saltam; C&A (CEAB3) tem maior queda
Mercado
Ibovespa hoje: CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) saltam; C&A (CEAB3) tem maior queda

Nos EUA, o Fed cortou os juros em 25 pontos-base, como esperado pelo mercado, e impulsionou alta da Bolsa

10/12/2025 | 18h57 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador