• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Guide vê risco da eleição para estatais e recomenda congelar compras

No entanto, a performance das ações tem sido superior na eleição de 2022 ante os dois últimos pleitos

Por Daniel Rocha

14/09/2022 | 17:05 Atualização: 14/09/2022 | 17:26

(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)
(Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Analistas da Guide Investimentos enxergam riscos para os papeis das empresas estatais na Bolsa por conta de resultados nas eleições presidenciais deste ano que podem desagradar o mercado. Assim, recomendam cautela e a espera de um melhor momento para o investidor aumentar as suas posições nas companhias. “Acreditamos que faça mais sentido esperar um momento melhor para aumentar posições em empresas estatais”, alertaram os analistas, no documento.

Leia mais:
  • Setembro pré-eleição tem histórico volátil. E em 2022?
  • A eleição chegou à Bolsa; veja como se proteger da volatilidade
  • Mercado está com a menor volatilidade em eleições desde 1988, diz BTG
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A recomendação trata-se de uma cautela para o investidor mesmo após os recentes bons resultados apresentados financeiros mostrados pelas estatais –  além disso, a performance dos papéis delas estão bem melhores do que em 2014. “A relação risco-retorno parece ruim neste momento dada a proximidade das eleições e diversas declarações de alguns candidatos no sentido de rever a atuação das empresas estatais”, acrescentam.

A performance das ações das empresas estatais tem sido superior no período eleitoral deste ano em comparação com as duas últimas eleições presidenciais. Mas a realidade pode sinalizar pouco espaço para novos ganhos caso o resultado do pleito seja considerado positivo pelo mercado. Por outro lado, há o risco dos papéis das companhias sofrerem fortes quedas caso os candidatos eleitos surpreendam o mercado de forma negativa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A corretora analisou o desempenho das ações da Petrobras (PETR4/PETR3), Banco do Brasil (BBAS3), Eletrobras (ELET6/ELET3) e Cemig (CMIG4) nos anos de 2014, 2018 e de janeiro até o dia 11 de setembro deste ano. As quatro empresas apresentaram melhores retornos neste ano de eleição, quando registraram uma alta de 54,3% enquanto nos anos de 2018 e de 2014 a variação média das empresas foi de -2,6%  e 34%, respectivamente.

Em relação ao Ibovespa, o relatório da corretora destaca que o desempenho no acumulado do ano não tem sido de grande oscilação em função das eleições. A performance do principal índice da B3 segue abaixo do desempenho observado durante o mesmo período de 2018, mas acima em relação a 2014. No entanto, o principal índice da Bolsa Brasileira apresenta um resultado melhor em comparação a outros índices internacionais este ano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • ELET3
Cotações
07/04/2026 21h09 (delay 15min)
Câmbio
07/04/2026 21h09 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Guerra no Irã afasta turistas, derruba vendas de luxo em 50% no Oriente Médio e acende alerta entre marcas globais

  • 2

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 3

    Dividendos viram ‘colchão’ na Bolsa: veja as carteiras recomendadas para abril

  • 4

    As maiores pagadoras de dividendos de 2026: quem lidera e quais podem sustentar retornos de até 17%

  • 5

    BB aposta em crédito sustentável sob pressão por resultado financeiro: 'Estamos construindo relações de longo prazo', diz VP

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Logo E-Investidor
Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Imagem principal sobre o Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Logo E-Investidor
Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Imagem principal sobre o Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Logo E-Investidor
Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Imagem principal sobre o Bolsa Família bloqueado? Veja como evitar a perda do benefício
Logo E-Investidor
Bolsa Família bloqueado? Veja como evitar a perda do benefício
Imagem principal sobre o Saque do FGTS: 8 situações em que o saque pode ser permitido
Logo E-Investidor
Saque do FGTS: 8 situações em que o saque pode ser permitido
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de ganhos e proventos na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de ganhos e proventos na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as irregularidades com dependentes na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as irregularidades com dependentes na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Seguro-desemprego: quem pode receber o benefício em 2026?
Logo E-Investidor
Seguro-desemprego: quem pode receber o benefício em 2026?
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Braskem (BRKM5) se recupera e fecha com alta de 7,26%; MRV (MRVE3) despenca
Mercado
Ibovespa hoje: Braskem (BRKM5) se recupera e fecha com alta de 7,26%; MRV (MRVE3) despenca

Índice da B3 encerra em leve alta de 0,05% aos 188 mil pontos após dia de volatilidade marcado por tensões entre EUA e Irã

07/04/2026 | 19h46 | Por Estadão Conteúdo
Bradesco cria Bradsaúde e transforma Odontoprev em consolidadora: “Não quero verticalizar; cada ativo precisa ser um negócio de mercado”, diz CEO
Mercado
Bradesco cria Bradsaúde e transforma Odontoprev em consolidadora: “Não quero verticalizar; cada ativo precisa ser um negócio de mercado”, diz CEO

Nova estrutura avança com aval regulatório e estreia prevista para abril, enquanto líderes de Fleury e Mater Dei apontam pressão por eficiência e disciplina financeira no setor

07/04/2026 | 17h16 | Por Isabela Ortiz
Real pode perder blindagem do petróleo mais caro se aversão ao risco global aumentar
Mercado
Real pode perder blindagem do petróleo mais caro se aversão ao risco global aumentar

Alta da commodity sustenta a moeda no curto prazo, mas guerra no Irã, Fed e risco fiscal podem virar o jogo

07/04/2026 | 16h59 | Por Antônio Perez
Para BTG, pacote de diesel reduz risco de oferta e libera potencial de fluxo de caixa da Petrobras (PETR3; PETR4)
Mercado
Para BTG, pacote de diesel reduz risco de oferta e libera potencial de fluxo de caixa da Petrobras (PETR3; PETR4)

O governo federal anuncia novas medidas com o objetivo de amortecer o impacto da alta dos preços do petróleo no bolso do brasileiro

07/04/2026 | 16h01 | Por Cecília Mayrink

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador