• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Eletrobras pode mais que dobrar de valor após a privatização

Veja a projeção dos analistas para as ações da estatal

Por E-Investidor

24/02/2021 | 12:18 Atualização: 24/02/2021 | 12:34

Logo da Eletrobras (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
Logo da Eletrobras (Foto: Brendan McDermid/Reuters)

(Reuters) – O eventual sucesso na proposta do governo de privatizar a Eletrobras (ELET6) poderia mais que dobrar o valor das ações da companhia, disseram analistas de bancos em relatórios, embora com ressalvas de que o projeto deve sofrer resistência e ter um caminho difícil à frente no Congresso.

Leia mais:
  • Por que o investidor desconfia das decisões das estatais de capital aberto
  • Efeito Bolsonaro: Como proteger a carteira de investimentos
  • Eletrobras: o que esperar da estatal com a renúncia do CEO
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro entregou na noite de terça-feira aos presidentes da Câmara e do Senado uma medida provisória sobre a desestatização, que ocorreria por meio de uma emissão de novas ações que diluiria a fatia do governo na elétrica.

“Evidentemente, há um significativo valor adicional a ser destravado se a privatização tiver sucesso. Nesse caso, nosso preço-alvo para ELET6 salta para 75 reais por ação”, escreveu a equipe do BTG Pactual, sobre as ações preferenciais da empresa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os papéis PN da Eletrobras operavam a 35 reais nesta quarta-feira, em alta de cerca de 9% por volta das 11h45, após subirem mais de 10% na véspera.

“Nosso cenário de análise pós-capitalização (desestatização) sugere um valor hipotético no intervalo entre 58,3/91,3 reais por ação para ELET3 (ações ordinárias) e 63,8 reais/100,2 por ação para ELET6”, projetaram analistas do Goldman Sachs.

Os papéis ordinários da Eletrobras subiam 6% nesta quarta-feira, a 34,63 reais.

“No entanto, observamos potenciais desafios para a aprovação da proposta, especialmente uma vez que a companhia ainda não tem um novo CEO indicado”, alertou o Goldman, referindo-se ao anúncio pela companhia no final de janeiro sobre a saída de seu presidente-executivo Wilson Ferreira Jr. em meados de março.

Publicidade

Ferreira assumirá o comando da BR Distribuidora, em decisão tomada, segundo ele, após ver “perda de tração” na privatização da elétrica.

Os analistas do BTG disseram que a retomada da desestatização por MP, e não projeto de lei como antes, tem potencial de acelerar o processo, “mas ainda há riscos de que o texto expire antes de ser aprovado, especialmente considerando a residência à tentativa anterior (de privatização).

Em suas projeções de preço-alvo para as ações ordinárias da companhia em condições atuais, de 63 reais, o BTG disse levar em consideração uma chance de 50% de desestatização.

“O fato de que o presidente Bolsonaro entregou pessoalmente a MP ao Congresso mostra sinais muito mais fortes de comprometimento do governo em fazer isso acontecer”, destacou.

Publicidade

Já o time de research do Credit Suisse disse que a decisão do governo de avançar com a privatização “é certamente positiva para a Eletrobras”, mas destacou que “ainda precisamos de apoio político para que a proposta seja aprovada”.

“Lembramos a investidores que o governo sofreu anteriormente (para avançar) com a privatização e, consequentemente, acreditamos que é importante ter uma visão mais clara sobre a opinião do Congresso em relação a essa nova MP.”

O projeto de lei sobre a desestatização enviado ao Congresso pelo governo Bolsonaro no final de 2019 não andou, e sequer teve relator indicado.

A MP segue bases semelhantes previstas anteriormente no projeto de lei, com mudanças pontuais que aumentam contrapartidas exigidas da empresa após a operação.

Publicidade

A medida provisória precisa ser votada em 60 dias, prorrogáveis por mais 60, para se tornar lei. Enquanto isso, no entanto, seus dispositivos já vigoram, o que permitirá ao governo contratar o BNDES serviços técnicos relacionados à privatização.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • ELET3
Cotações
21/01/2026 17h18 (delay 15min)
Câmbio
21/01/2026 17h18 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?

  • 2

    Ibovespa fecha acima de 166 mil pontos e bate novo recorde em meio a cenário externo tenso

  • 3

    Ibovespa hoje renova máxima histórica aos 171 mil pontos em dia de pesquisa eleitoral e liquidação do Will Bank

  • 4

    Onde investir o ressarcimento do FGC dos CDBs do Master: opções seguras e rentáveis

  • 5

    CDBs do Will Bank já preocupavam mercado antes de BC decretar a liquidação; entenda o caso

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família em 2026?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (21)?
Imagem principal sobre o Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Logo E-Investidor
Como simular a aposentadoria pelo INSS em 2026?
Imagem principal sobre o Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Logo E-Investidor
Aderiu ao saque-aniversário do FGTS? Entenda quanto você pode receber
Imagem principal sobre o Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Logo E-Investidor
Quer se aposentar em 2026? Veja o que muda na idade mínima
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo Autoatendimento Eleitoral?
Imagem principal sobre o Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Logo E-Investidor
Multa por não votar nas eleições: como pagar o valor no cartório?
Imagem principal sobre o Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Logo E-Investidor
Como pagar a multa por não votar nas eleições pelo aplicativo e-Título?
Últimas: Mercado
Bancos veem riscos nos balanços de varejistas no 4T25; o que fazer com as ações?
Mercado
Bancos veem riscos nos balanços de varejistas no 4T25; o que fazer com as ações?

Analistas esperam um trimestre seletivo, com desempenho variado para cada segmento do varejo

21/01/2026 | 09h52 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje renova máxima histórica aos 171 mil pontos em dia de pesquisa eleitoral e liquidação do Will Bank
Mercado
Ibovespa hoje renova máxima histórica aos 171 mil pontos em dia de pesquisa eleitoral e liquidação do Will Bank

Investidores ficaram de olho no discurso do presidente Donald Trump em meio a tensões envolvendo Europa e EUA pela Groenlândia. Veja os destaques do pregão

21/01/2026 | 04h30 | Por Ana Ayub, Igor Markevich, Camilly Rosaboni e Beatriz Rocha
Com reality show para PMEs, BEE4 aposta em Bolsa “de empresário para empresário”
Mercado
Com reality show para PMEs, BEE4 aposta em Bolsa “de empresário para empresário”

Programa quer preparar empresas de menor porte para o mercado de capitais em meio à chegada do Regime Fácil da CVM

20/01/2026 | 21h48 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje: Tim (TIMS3) e C&A (CEAB3) disparam; CSN (CSNA3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: Tim (TIMS3) e C&A (CEAB3) disparam; CSN (CSNA3) lidera perdas

Índice fechou no maior nível de sua história, com alta de Vale (VALE3), Petrobras (PETR3;PETR4) e bancos

20/01/2026 | 19h15 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador