A Embraer (EMBJ3) não deve aumentar o porcentual do lucro em dividendos nos próximos trimestres, que segue no mínimo regulatório de 25%, disse o CEO da companhia Francisco Gomes Neto em teleconferência com analistas nesta terça-feira (4). Mais cedo, a companhia repostou lucro líquido ajustado de R$ 289,4 milhões no terceiro trimestre de 2025, queda de 76,37% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a companhia apresentou ganhos de R$ 1,22 bilhão.
Segundo o CEO, a empresa paga um porcentual do lucro (payout) em proventos de 25% e isso deve ser mantido. O executivo, disse, no entanto, que pode aumentar a recorrência do programa de compra de ações.
“A recompra é algo para ser rediscutido, pois também gera valor para o acionista”, disse Francisco Gomes Neto.
Neto foi questionado sobre a possibilidade de novos dividendos após a empresa afirmar no balanço que pode pagar valores extras. No documento, a empresa afirma que analisará os potenciais benefícios fiscais trimestrais das declarações de Juros sobre o Capital Próprio (JCP). Esses valores serão acrescidos — se necessário — de um dividendo complementar da Embraer para cumprir o pagamento mínimo de 25% do lucro líquido estabelecido pela lei das sociedades por ações.
A companhia pagará os valores em uma única parcela anual após a aprovação do potencial dividendo complementar pelos acionistas na Assembleia Geral Ordinária (AGO) no próximo ano-calendário. Ou seja, a parcela complementar seria somente para cumprir o payout de 25% e não para elevá-lo.
No terceiro trimestre de 2025, a Embraer viu seu lucro cair 76,37%. Segundo a companhia, o ciclo foi impactado por resultados operacionais menores na Aviação Executiva e Serviços & Suporte.
Além disso, as tarifas de importação dos EUA totalizaram US$ 17 milhões no trimestre ou US$ 27 milhões no acumulado do ano. No período de julho a setembro de 2025, as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recaíram sobre os setores de aviação executiva (US$15 milhões) e serviços e suporte (US$ 2 milhões). Para mais detalhes sobre o balanço da Embraer, clique aqui.