As bolsas da Europa encerraram sem direção única nesta sexta-feira, em dia de divulgação da produção industrial da zona do euro, que recuou 0,2% em setembro. Nos Estados Unidos, os principais índices avançaram, com destaque para a bolsa de tecnologia Nasdaq. No Brasil, após recuperação nos últimos pregões, o clima voltou a ser de cautela. Desta vez, além das persistentes preocupações com a trajetória fiscal, a avaliação é que a atividade econômica está mostrando sinais de enfraquecimento. Após os dados ruins do varejo na véspera, foi divulgado o resultado do setor de serviços, com queda de 0,6% em setembro, muito pior que a mediana das estimativas, de alta de 0,5%.
Leia também
Nos mercados, o Ibovespa fechou o pregão com queda de 1,17%, aos 106.335 pontos e giro financeiro de R$ 31,7 bilhões. Na semana, a alta foi de 1,4%. No câmbio, o dólar encerrou o dia com alta de 1%, aos R$ 5,46. Os investidores ainda avaliaram uma série de balanços corporativos, que acabaram movimentando o mercado de ações.
Para a próxima semana, mais curta por conta do feriado no Brasil na segunda-feira, os destaques serão, no cenário doméstico, as divulgações do IGP-10 de novembro e o IBC-Br de setembro. No cenário internacional, os investidores devem monitorar o índice de preços ao consumidor (CPI) da Zona do Euro e dados de atividade nos EUA e China.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos