A sessão desta segunda-feira (16) foi positiva para os principais mercados de ações, ainda que o cenário global não tenha mostrado melhora estrutural. Hoje, por exemplo, a queda da atividade industrial nos Estados Unidos renovou a esperança de que o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) seja menos rígido na condução da sua política monetária e foi o gatilho para alta das bolsas europeias e norte-americanas.
Leia também
Mesmo neste cenário, os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) voltaram a subir. Entre as commodities, o petróleo recuou 1%, após forte valorização na semana anterior, mas o minério de ferro fechou em alta de quase 3% nesta madrugada, impulsionando as ações do setor.
No Brasil, com ambiente externo mais favorável, o Ibovespa teve sessão positiva, encerrando com alta de 0,67%, aos 116.534 pontos. Entretanto, chama atenção o giro financeiro bastante reduzido, de apenas R$ 17 bilhões. Nos demais mercados, o dólar recuou 1%, aos R$ 5,04, abrindo espaço para queda dos juros futuros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para amanhã, destaque na agenda local para a Pesquisa Mensal de Serviços em agosto. Nos EUA, sai a produção industrial de setembro e, na China, já a noite, saem os dados de atividade com destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2023.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade