Mercado

Fechamento de mercado: Risco fiscal causa nova queda do Ibovespa

Fechamento de mercado: Risco fiscal causa nova queda do Ibovespa
Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 Foto: Amanda Perobelli/ Reuters

As bolsas da Europa e norte-americanas encerraram em alta nesta quarta-feira, inclusive com o Dow Jones, Nasdaq e S&P renovando máximas históricas. O bom humor foi renovado pela esperança dos investidores pela aprovação de novas medidas de estímulo nos Estados Unidos, enquanto a cerimônia da posse do presidente Joe Biden foi acompanhada durante todo o dia.

Embora os esperados estímulos fiscais dependam ainda de aprovação no legislativo, como o partido governista possui maioria no Congresso, a expectativa é grande por estímulos adicionais.

No Brasil, apesar do bom humor externo, o dia foi de queda para o Ibovespa, pressionado pela persistente preocupação com o cenário fiscal e em meio às dúvidas sobre o ritmo de avanço da vacinação no país. Novos rumores sobre aprovação de auxilio emergencial acabaram sustentando a alta de algumas ações de varejo, mas a preocupação com o fiscal acabou pesando nos demais setores da bolsa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No fim, o índice tinha queda de 0,82%, aos 119.646 pontos e giro financeiro de R$ 32,1 bilhões. No câmbio, o dólar seguiu trajetória externa e fechou em baixa de 0,6%, aos R$ 5,31. Na curva de juros, o dia foi de poucos ajustes antes da decisão do COPOM, que após o fechamento confirmou as expectativas e anunciou a manutenção da Selic em 2%.