Negócios

Robinhood: 13 mi de clientes, sem custo por transação e uma série de problemas

Perto do IPO, a empresa contrata dois ex-reguladores para reforçar o time e afastar crise de regulação

Robinhood: 13 mi de clientes, sem custo por transação e uma série de problemas
O app de serviços financeiros Robinhood (Foto: Gabby Jones/Bloomberg)
  • O rápido crescimento do Robinhood - conta com mais de 13 milhões de clientes - colocou a empresa na mira de legisladores e também de reguladores estaduais e federais
  • A empresa pagou recentemente US$ 65 milhões para resolver um caso da Securities and Exchange Commission

(Robert Schmidt/WP Bloomberg) – O Robinhood Markets Inc. contratou dois altos funcionários de uma agência de regulação do mercado financeiro para tentar resolver uma série de problemas de conformidade. O aplicativo de serviços financeiros cresceu rapidamente e se prepara para uma oferta pública inicial (IPO) ainda este ano.

Josh Drobnyk ingressou na empresa na segunda semana de janeiro de 2021 como vice-presidente de relações corporativas e comunicações, enquanto Anthony Cavallaro começará no início de fevereiro como chefe de serviços regulatórios e supervisão de fraude para sua subsidiária Robinhood Financial, disse a empresa em um comunicado na quinta-feira, 15. Ambos vêm da Autoridade Reguladora do Setor Financeiro (Financial Industry Regulatory Authority, Finra), a agência de controle de corretoras de valores mobiliários.

Com seu aplicativo user-friendly e sem custos de negociação e comissão, o Robinhood viu uma explosão de popularidade acontecer durante a pandemia do coronavírus, atraindo muitos investidores neófitos para a bolsa de valores. O rápido crescimento do Robinhood – conta com mais de 13 milhões de clientes – colocou a empresa na mira de legisladores e também de reguladores estaduais e federais, que acusaram a empresa de não fazer o suficiente para proteger os clientes menos adaptados ao mercado financeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em 2020, o Robinhood abriu um escritório em Washington para se concentrar em consertar seus problemas regulatórios e políticos. A empresa pagou recentemente US$ 65 milhões para resolver um caso da Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão americana de valores mobiliários), que alegava que a empresa não informava adequadamente os clientes de que suas ordens eram negociadas com traders de alta frequência e outras companhias do mercado.

Os problemas continuaram a surgir. A corretora também está sendo investigada pela Finra e pela SEC sobre interrupções de negócios no ano passado, e os reguladores de valores mobiliários de Massachusetts entraram com uma queixa contra a empresa em dezembro, alegando violações de suas obrigações de colocar os interesses dos clientes em primeiro lugar.

Drobnyk, que era vice-presidente sênior de comunicações da Finra, é responsável pelas comunicações corporativas e de políticas públicas do Robinhood. Anteriormente, ele trabalhou na administração Obama como porta-voz do Departamento do Tesouro e posteriormente como vice-chefe de gabinete do secretário Jack Lew.

Cavallaro está há mais de 12 anos na Finra, mais recentemente em seu Escritório de Detecção de Fraude e Inteligência de Mercado. Na Robinhood, ele supervisionará exames regulatórios, consultas e reclamações, além de atuar junto às equipes de fiscalização da corretora.

O Robinhood pretende realizar o IPO já no primeiro trimestre de 2021, informou a Bloomberg News. A empresa foi avaliada em US$ 11,7 bilhões em uma rodada de investimentos encerrada em setembro de 2020.

Publicidade

 

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos