Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa fecha o dia estável

Painel da B3. (Amanda Perobelli/ Reuters)

No exterior, no início da tarde, as bolsas europeias fecharam a sessão em alta. Os investidores acompanharam os pronunciamentos de diversos dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e dados macroeconômicos da economia alemã. Sobre o BCE, a expectativa do mercado é que a primeira alta de juros por lá ocorra no mês de julho. Quanto aos dados, o índice de confiança do consumidor, assim como o PIB da Alemanha, vieram com resultados em linha com o esperado.

Para os mercados norte-americanos, o destaque do dia ficou por conta da divulgação da ata referente a última decisão de política monetária do Fed. De acordo com o documento, o Fed observa que será importante avançar rapidamente para política monetária mais neutra. Além disso, a ata acrescenta que uma postura mais restritiva pode ser necessária, a depender das perspectivas futuras.

Por fim, os dirigentes apoiaram alta de 0,5 p.p. nos juros básicos nas próximas reuniões e esperam crescimento sólido da economia no 2T22. Após a divulgação, os índices futuros em NY mostraram ganhos mais firmes e fecharam o dia em alta. Vale destacar o movimento do índice Nasdaq, que fechou com avanço de cerca de 1,5%. No mercado de commodities, o petróleo fechou em alta moderada, enquanto o mercado acompanha sinais mistos em relação à oferta global da commodity energética. O dia também foi favorável para o minério de ferro, que subiu mais de 1% na China nesta madrugada.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, os investidores passaram o dia em compasso de espera pela aprovação na Câmara do projeto do ICMS. Caso seja aprovado, isso poderia trazer um alívio de cerca de 1 p.p. no IPCA do ano. Para o Ibovespa, o dia foi marcado por volatilidade. O índice chegou a ameaçar a perda do patamar dos 110 mil pontos mas, ao longo da tarde, na esteira da melhora vista nos mercados em NY, o índice mostrou uma recuperação. Assim, ao final do pregão, o índice era negociado aos 110.580 pontos, encerrando estável e giro financeiro de R$ 23 bilhões.

O dólar vs. real, por sua vez, fechou em alta de 0,18%, cotado a R$ 4,82. Na agenda desta quinta-feira, destaque para a divulgação do PIB americano leitura final referente ao 1T22.