Mercado

Abertura de Mercado: Bolsas sobem com discussão comercial EUA-China

No cenário doméstico, porém, deve pesar o adiamento do pacote econômico

Abertura de Mercado: Bolsas sobem com discussão comercial EUA-China
(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
  • Nesta terça-feira, o tom é positivo no exterior. Representantes dos Estados Unidos e da China se reuniram para discutir a implementação do acordo comercial da "fase 1" que as duas maiores economias do mundo firmaram em janeiro. Os países chegaram à conclusão de que houve progresso para garantir o sucesso do pacto
  • As bolsas na Europa, os futuros de NY e o petróleo sobem, enquanto o dólar recua ante as principais divisas e moedas de países emergentes
  • Apesar do exterior positivo, no cenário doméstico deve pesar a notícia do adiamento do pacote econômico que seria lançado nesta terça-feira

Nesta terça-feira, o tom é positivo no exterior. Representantes dos Estados Unidos e da China se reuniram para discutir a implementação do acordo comercial da “fase 1” que as duas maiores economias do mundo firmaram em janeiro. Os países chegaram à conclusão de que houve progresso para garantir o sucesso do pacto.

No encontro, também foi ressaltado o “significativo aumento” de compras de produtos americanos pelos
chineses. Além disso, na Alemanha foram divulgados o PIB e o índice de sentido das empresas do país, e ambos os dados vieram melhores do que esperado. Com isso, as bolsas na Europa, os futuros de NY e o petróleo sobem, enquanto o dólar recua ante as principais divisas e moedas de países emergentes.

Apesar do exterior positivo, no cenário doméstico deve pesar a notícia do adiamento do pacote econômico que seria lançado nesta terça-feira. O presidente Bolsonaro considerou insuficiente o valor médio de R$ 247,00 mensais proposto pela equipe econômica para os beneficiários do programa Renda Brasil, e esse valor deve ser reavaliado. O investidor deve ainda avaliar o IPCA-15 de agosto, que registrou alta de 0,23%, após subir 0,30% no mês anterior.

Agenda econômica 25/08

Brasil: O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de agosto sai às 9h e a nota do setor externo de julho às 9h30, com dados de conta corrente e Investimento Direto no País (IDP), de julho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: Será conhecido o índice de confiança do consumidor de agosto às 11h. Dois dirigentes do Federal Reserve (Fed) fazem discursos em eventos virtuais e o presidente Donald Trump discursa no segundo dia da convenção eleitoral do Partido Republicano.

Europa: O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha sofreu um tombo de 9,7% no segundo trimestre de 2020 ante os três meses anteriores, refletindo as medidas de confinamento tomadas no período em função da pandemia de covid-19. O resultado, porém, ficou acima da contração de 10,1% mostrada na leitura preliminar e que analistas esperavam.

Também foi divulgado o Índice IFO de sentimento das empresas da Alemanha que subiu de 90,4 pontos em julho para 92,6 pontos em agosto, registrando o quarto ganho consecutivo, em meio à melhora da confiança com a gradual reabertura da maior economia da Europa após o choque da pandemia de coronavírus. O resultado de agosto superou a expectativa de analistas, que previam alta do índice a 92.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos