Publicidade

Mercado

Fechamento de Mercado: NY avança após PCE em linha com estimativas; Ibovespa se descola

Fechamento de Mercado: NY avança após PCE em linha com estimativas; Ibovespa se descola
Foto: Envato Elements

A última sessão da semana foi de estabilidade para os mercados europeus em virtude da escassez de direcionadores em dia de agenda esvaziada. Enquanto que em NY os mercados avançaram na esteira do maior apetite ao risco após a divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE) de dezembro, que avançou 0,1%, em linha com as estimativas. Assim, em 2022, o indicador preferido do Fed para monitorar a inflação norte-americana, acumulou alta de 5%.

Nesse pano de fundo, somado a série de indicadores divulgados ao longo da semana, a expectativa majoritária de agentes de mercado é de uma alta de 0,25 pp na decisão de política monetária do FOMC na reunião da próxima quarta-feira, a Super quarta-feira, que contará com definição de juros por aqui também.

Por aqui, os investidores adotaram postura defensiva no último dia da semana, em meio às negociações em Brasília, entre o presidente e governadores, sobre possíveis compensações das perdas de ICMS geradas aos Estados por conta da desoneração do imposto sobre os combustíveis. Com o receio de potenciais impactos fiscais adicionais, o dia foi de uma nova abertura na curva de juros, dando sequência aos avanços da véspera.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em meio a este contexto, o Ibovespa encerrou a sessão com queda de 1,63% cotado aos 112.316 pontos e um giro financeiro de R$ 22 bilhões. No acumulado da semana o Ibovespa apresentou acréscimo de 0,25%, contribuindo para um possível encerramento positivo neste primeiro mês do ano.

No câmbio, com a aversão ao risco, o dólar se apreciou 0,74% frente ao real e encerrou aos R$ 5,11.

Para a próxima semana a agenda é cheia e reserva dados no Brasil e no exterior. Além do IGP-M de janeiro por aqui, destaque para as decisões de política monetária na Super quarta-feira, com o Fed e o COPOM, bem como decisão do Banco da Inglaterra na quinta-feira. Por fim, como de costume na primeira sexta-feira de cada mês, é a vez do payroll com os dados do mercado de trabalho nos EUA.

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>