Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa tem leve alta nesta sexta-feira

Sede da B3. REUTERS/Amanda Perobelli

A sessão desta sexta-feira foi de apetite por risco no exterior, com a maioria das Bolsas na Europa e com os mercados acionários em Nova York fechando em alta. O clima mais positivo lá fora teve como principal direcionador, a desaceleração da inflação medida pelo PCE e os sólidos gastos com consumo nos Estados Unidos. O índice de preços de gastos com consumo (PCE), métrica relevante usada pelo banco central norte-americano para pautar suas decisões de política monetária, teve alta de 6,3% na comparação anual, desacelerando após alta de 6,6% em maio. A leitura dos números aliviou, por ora, os temores de estagflação e de aumentos de juros mais fortes no país.

Assim, em meio a expectativas de um Fed mais dovish (suave), as bolsas em NY fecharam com altas significativas, com destaque para o índice Nasdaq, que avançou 3,33%. No mercado de commodities, o petróleo fechou em alta e subiu mais de 4% na semana, em meio a temores sobre a oferta global. Além disso, o sentimento favorável ao risco no exterior, com o dólar recuando ante pares globais, também ajudou as cotações dos contratos futuros do barril.

Aqui no Brasil, nem mesmo o rali em NY, conseguiu estimular o Ibovespa, que fechou com alta modesta de 0,05% aos 111.942 pontos. Mesmo com o bom desempenho de papéis de bancos, siderúrgicas e Vale, as perdas de mais de 4% da Petrobras pesaram sobre o índice, deixando de lado o avanço nas cotações do petróleo.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de câmbio, o dólar recuou ante o real (-0,49%), em sintonia com o desempenho frente à maioria das moedas de países emergentes e exportadores de commodities, e fechou cotado aos R$ 4,74. Na agenda doméstica da semana que vem, destaque para o resultado do PIB do primeiro trimestre, dados de emprego e produção industrial.

No exterior, o foco estará nos dados de emprego nos EUA. Vale lembrar que na próxima segunda-feira será feriado nos EUA e os mercados permanecerão fechados por lá.